‘Gripe do tomate’: saiba os sintomas da nova infecção viral

Segundo estudiosos, os primeiros casos surgiram em maio. Os sintomas da infecção viral são parecidos aos de outras infecções virais, como gripe, chikungunya e dengue

(Foto: Divulgação/CIEVSA-BA)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Pesquisadores da Universidade de Ahmedabad, na Índia, publicaram um estudo na revista científica The Lancet Respiratory Medicine sobre a "gripe do tomate". De acordo com os estudiosos, os primeiros casos surgiram em maio e, até o fim de julho, foram identificadas 82 menores de cinco anos com a doença. Outras 26 pessoas com até 9 anos se contaminaram. 

Segundo o jornal O Globo, os sintomas da infecção viral são parecidos aos de outras infecções virais, como gripe, chikungunya e dengue. Entre eles, estão febre alta, vômitos, náuseas, diarreia, dor nas articulações, fadiga, irritações no corpo e dores no corpo.

continua após o anúncio

Pesquisadores afirmaram que a principal característica da doença são as manchas na pele. "A gripe do tomate ganhou esse nome devido à erupção de bolhas vermelhas e dolorosas por todo o corpo que gradualmente aumentam até o tamanho de um tomate. Essas bolhas se assemelham às observadas com o vírus da varíola dos macacos em indivíduos jovens. Erupções cutâneas também aparecem na pele com a gripe do tomate que levam à irritação da pele", escreveram os especialistas.

De acordo com os analistas, o vírus que está causando a gripe não é relacionado à Covid-19. "A infecção viral rara está em estado endêmico e é considerada sem risco de morte; no entanto, devido à terrível experiência da pandemia de Covid-19, o gerenciamento vigilante é desejável para evitar novos surtos", escreveram os cientistas indianos.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247