Epidemia de coronavírus pode causar estresse brutal no sistema de saúde, diz Drauzio Varella
Para Drauzio Varella, o descaso com investimentos públicos no SUS é criminoso, diante do cenário de epidemia do novo coronavírus, e de dificuldades financeiras do sistema nacional de saúde

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O médico, cientista e escritor brasileiro Drauzio Varella publicou um artigo na Folha de São Paulo, na última sexta (13), sobre o começo de uma epidemia de coronavírus no Brasil, como consequência dos baixos investimentos públicos, que pode gerar um estresse brutal no sistema de saúde.
“As salas de espera ficarão lotadas de gente infectada, que transmitirá o vírus para pacientes com outras enfermidades, à espera de atendimento, além de pôr em risco os profissionais de saúde”, diz o artigo.
Para Drauzio Varella, as dificuldades financeiras e de organização do sistema nacional de saúde devem ser agravadas pelo número considerável de pessoas procurando por atendimento médico ou hospitalar.
“Nem o SUS nem os planos de saúde estão preparados para internar tanta gente, especialmente aqueles com indicação de ventilação respiratória assistida”, diz Varella.
Por fim, Drauzio criticou o teto de gastos com a saúde pública: “Será um crime se os recursos ficarem condicionados à mentalidade dos que dizem: ‘O SUS tem dinheiro suficiente, o que falta é organização’”.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247