Camarões detecta dois casos suspeitos de vírus marburg perto da Guiné Equatorial

A Guiné Equatorial declarou oficialmente seu primeiro surto do vírus Marburg, uma doença semelhante à Ebola, na segunda-feira

Inspetor de saúde em Gana após caso de marburg em julho do ano passado
Inspetor de saúde em Gana após caso de marburg em julho do ano passado (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

YAOUNDE/GENEBRA, 14 Fev (Reuters) - Autoridades camaronesas detectaram dois casos suspeitos de doença de Marburg na segunda-feira em Olamze, uma comuna na fronteira com a Guiné Equatorial, disse o delegado de saúde pública para a região, Robert Mathurin Bidjang, nesta terça-feira.

A Guiné Equatorial declarou oficialmente seu primeiro surto do vírus Marburg, uma doença semelhante à Ebola, na segunda-feira.

O vizinho Camarões restringiu o movimento ao longo da fronteira para evitar o contágio após relatos de uma febre hemorrágica desconhecida e mortal na Guiné Equatorial na semana passada.

"Em 13 de fevereiro, tivemos dois casos suspeitos. São duas crianças de 16 anos, um menino e uma menina, que não têm histórico de viagens anteriores às áreas afetadas na Guiné Equatorial", disse Bidjang em uma reunião na capital de Camarões, Yaoundé.

Quarenta e duas pessoas que entraram em contato com as duas crianças foram identificadas e o rastreamento de contatos está em andamento, acrescentou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na terça-feira que estava aumentando sua vigilância epidemiológica na Guiné Equatorial.

Até agora, o pequeno país da África Central registrou nove mortes e 16 casos suspeitos da doença do vírus de marburg, que gera sintomas como febre, fadiga e vômito e diarreia com sangue, segundo a OMS.

"A vigilância no campo foi intensificada", disse George Ameh, representante da OMS na Guiné Equatorial.

"O rastreamento de contato, como você sabe, é a pedra angular da resposta. Redistribuímos as equipes da Covid-19 que estavam lá para rastreamento de contato e rapidamente as adaptamos para realmente nos ajudar".

A Guiné Equatorial colocou em quarentena mais de 200 pessoas e restringiu o movimento na semana passada em sua província de Kie-Ntem, onde a febre hemorrágica foi detectada pela primeira vez.

O vírus marburg é uma doença altamente infecciosa que pode ter uma taxa de mortalidade de até 88%, de acordo com a OMS. Não há vacinas ou tratamentos antivirais aprovados para tratá-la.

"Estamos trabalhando em um plano de resposta de 30 dias, no qual poderemos quantificar quais são as medidas exatas e quais são as necessidades exatas", disse Ameh.

Ele acrescentou que as autoridades do país não relataram nenhum novo caso suspeito nas últimas 48 horas.

continua após o anúncio

Reportagem de Amindeh Blaise Atabong em Yaounde e Gabrielle Tétrault-Farber em Genebra; Escrito por Sofia Christensen; Edição de Alex Richardson e Christina Fincher

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247