Reindustrialização

Em conversa com Alckmin, CNI pede imposto sobre dividendos para financiar reindustrialização

Proposta foi apresentada ao vice-presidente e ministro da Indústria pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade

Geraldo Alckmin
Geraldo Alckmin (Foto: Reuters/Adriano Machado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), teve uma conversa com o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, e defendeu a reforma da tributação da renda corporativa como uma das medidas necessárias para impulsionar a reindustrialização do país.

De acordo com a proposta apresentada pela CNI, o atual modelo de tributação no Brasil, incluindo a taxação dos lucros obtidos no exterior, está desalinhado com as tendências globais e acaba desencorajando investimentos. Para solucionar esse problema, a proposta sugere a redução da alíquota nominal de tributação das empresas (IRPJ/CSLL) para um valor abaixo da média da OCDE, que é de 23%.

continua após o anúncio

Considerando as limitações fiscais existentes, a CNI também sugere que a diminuição na tributação dos lucros das empresas seja compensada através da aplicação de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) na distribuição de lucros e dividendos aos sócios e acionistas, com uma alíquota de 15%.

Além disso, o novo modelo proposto tem a intenção de evitar a tributação antecipada de rendas ativas e passivas, assim como das empresas coligadas.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247