'A indústria virou pó': agro e mineração superam manufatura no Brasil
Processo de "reprimarização" é um retrocesso para o país, diz o economista Paulo Morceiro, pesquisador na Universidade de Joanesburgo

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Brasil está indo na direção oposta do restante do mundo, tornando-se mais dependente da agropecuária e da mineração, e menos tecnológico. Esse processo de "reprimarização" da economia já vinha ocorrendo desde meados dos anos 2000, mas dados recentes divulgados pelo IBGE indicam que agora abrange toda a estrutura produtiva do país.
Em 1995, a indústria de transformação representava cerca de 16,8% do PIB brasileiro, mais de 10 pontos percentuais acima da soma do peso da agropecuária e da mineração (6,5%) na economia.
>>> Brasil tem produtividade recorde na soja apesar de seca no RS e recuo em fertilizante
No entanto, essa diferença foi diminuindo ao longo dos anos, devido à desindustrialização e à crescente demanda da China por bens primários.
Agora, em 2021, impulsionado pela alta nas commodities em meio à pandemia e à Guerra da Ucrânia, o setor primário superou a indústria de transformação no PIB brasileiro pela primeira vez em décadas.
Essa tendência continuou em 2022, e de acordo com o economista Paulo Morceiro, pesquisador na Universidade de Joanesburgo (África do Sul), representa um retrocesso para o país: "a indústria brasileira virou pó".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247