UFSC aprova de título de doutor Honoris Causa para Gilberto Gil
A proposta apresentada pelo reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (28) pelos 42 conselheiros e conselheiras
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou a concessão do título de doutor Honoris Causa para o compositor, cantor, ex-ministro da Cultura e imortal da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil.
A proposta apresentada pelo reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (28) pelos 42 conselheiros e conselheiras presentes em reunião especial do Conselho Universitário da universidade.
O título de doutor honoris causa pela UFSC para Gilberto Gil ocorre depois que a Câmara Municipal de Florianópolis rejeitou a outorga do título de cidadão honorário da cidade para o artista baiano, concedendo em seguida a homenagem para o empresário Luciano Hang.
No último domingo (26), Gil, com 80 anos de idade e 64 anos de carreira, recebeu das mãos da vice-reitora da UFSC, em Florianópolis, um documento indicando a proposição do título. O artista se apresentou em evento comemorativo aos 350 anos da Capital de Santa Catarina, onde foi aclamado pelo público como cidadão do mundo.
O título de doutor Honoris Causa é concedido pela UFSC “a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições”.
A UFSC tem, atualmente, 21 títulos de doutores Honoris Causa atribuídos em vida e quatro concedidos a personalidades já falecidas. O último deles, em 2021, foi destinado à memória da professora Antonieta de Barros, mulher negra considerada uma das mulheres mais importantes da história de Santa Catarina e do país.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247