Twitter não entregou dados de criadores do Sleeping Giants Brasil à Justiça

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, oTwitter não entregou os dados que permitem a identificação dos autores do perfil Sleeping Giants Brasil, que combate fake news

(Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Twitter não entregou os dados que permitem a identificação dos autores do perfil Sleeping Giants Brasil e de sua representação no Rio Grande do Sul à Justiça, conforme determinou a juíza Ana Paula Caimi, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).

A decisão atendeu parcialmente a um pedido do Jornal da Cidade Online, conhecido por propagar fake news. Sleeping Giants são páginas que buscam combater fake news por meio de questionar empresas que têm anúncios em sites propagadores de desinformação.

continua após o anúncio

De acordo com reportagem do jornal O Globo, não houve ainda decisão sobre o descumprimento da decisão e se o Twitter terá que pagar a multa fixada pela Justiça, de R$ 50 mil.

A rede social apresentou recurso, mas no início do mês o desembargador Gelson Rolim Stocker, do mesmo tribunal, manteve a decisão de primeiro grau.

continua após o anúncio

Na decisão, o tribunal deu uma prazo de 20 dias para a entrega de números de IP e demais dados cadastrais e de acesso dos responsáveis pela criação e manutenção do perfil. Esse prazo foi reiniciado após pedidos de recurso, mas acabou no dia 3 de agosto. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247