Setor de Serviços expande 7,3% no Paraná em 2013

O setor de serviços do Paraná fechou o ano de 2013 com expansão de 7,3%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE; Na média nacional a expansão foi de 8,5%; As principais contribuições para o resultado foram os serviços prestados às famílias (12,%), serviços de transportes e correio (8,5%) e serviços de informação e comunicação (6,4%)

O setor de serviços do Paraná fechou o ano de 2013 com expansão de 7,3%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (19). Foto: Arnando Alves/ANPR
O setor de serviços do Paraná fechou o ano de 2013 com expansão de 7,3%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (19). Foto: Arnando Alves/ANPR (Foto: Leonardo Lucena)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência de Notícias do Paraná - O setor de serviços do Paraná fechou o ano de 2013 com expansão de 7,3%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (19). Na média nacional a expansão foi de 8,5%. A pesquisa abrange o segmento empresarial não financeiro, excluindo-se os setores da saúde, educação, administração pública e aluguéis. No Paraná, as principais contribuições para o resultado foram os serviços prestados às famílias (12,%), serviços de transportes e correio (8,5%) e serviços de informação e comunicação (6,4%).

Especificamente em dezembro de 2013, o setor de serviços paranaense registrou expansão de 9% em relação ao mesmo mês de 2012. O crescimento foi maior que o do Brasil, que avançou 8,4%. O resultado paranaense foi puxado pelos serviços prestados às famílias (12,8%); serviços de transportes e correio (10,9%); serviços profissionais, administrativos e complementares (8,1%); e serviços de informação e comunicação (5,3%).

Para a economista Ana Silvia Martins Franco, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o crescimento do setor de serviços paranaense é resultado do aumento do poder aquisitivo da população, especialmente pelo bom desempenho do agronegócio, além do aquecimento do mercado de trabalho regional, que segue criando empregos com maior rendimento, a maioria no interior do Estado. "O desempenho regional também pode ser atribuído a influência sazonal das festas de final de ano, especialmente com o uso de renda extra por parte dos trabalhadores, como décimo terceiro salário", afirma a economista.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247