Sérgio Souza destaca o agronegócio do Paraná
O senador Sergio Souza (PMDB-PR) lembrou que a partir de 2008 o PIB agropecuário paranaense cresceu duas vezes mais do que o PIB nacional, sendo que no primeiro semestre de 2013 o PIB teve uma expansão de 2,6%, contra um crescimento de 14,7% da agropecuária
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Agência Senado - O senador Sergio Souza (PMDB-PR) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (12), o bom desempenho do setor do agronegócio na economia brasileira e em seu estado. O parlamentar lembrou que a partir de 2008 o produto interno bruto (PIB) agropecuário cresceu duas vezes mais do que o PIB nacional, sendo que no primeiro semestre de 2013 o PIB teve uma expansão de 2,6%, contra um crescimento de 14,7% da agropecuária.
Com relação à contribuição do agronegócio para a balança comercial brasileira, Sérgio Souza observou que o superávit do setor alcançou US$ 72,1 bilhões de janeiro a outubro deste ano, valor 7,2% acima do registrado no mesmo período de 2012 (US$ 67,2 bilhões) e o maior da série histórica.
- Temos um déficit, hoje, de 1,8 bilhão de dólares. Não fossem os 72 bilhões [de dólares] do superávit do agronegócio, chegaríamos aí a quase 73 bilhões [de dólares] de déficit. Só o agronegócio exportou, este ano, mais de 200 bilhões [de dólares]. Esse é o resultado da produção agropecuária do Brasil - comemorou o senador.
Na avaliação de Sérgio Souza, na Região Sul e em seu estado a situação da economia atual é ainda mais positiva em razão do crescimento vertical que o agronegócio tem experimentado, como consequência do aumento de produtividade de grãos, carnes e leite.
O parlamentar disse que o Paraná é o maior produtor brasileiro de frangos, de carne bovina e seus derivados, especialmente os embutidos. O estado, acrescentou o senador, é detentor de 55% da produção de frango e de 60% da agroindústria do país, além de contar com o maior porto de exportação de produtos do agronegócio: o Porto de Paranaguá.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247