Secretária: 'prioridade é o retorno das aulas'

A nova secretária de Educação do Paraná, Ana Seres Trento Comin afirmou que o mais importante em um primeiro momento é a retomada das aulas e a reposição do calendário escolar; com a paralisação, quase um milhão de alunos estão sem aulas; a dirigente disse ter agendado uma reunião com os professores para discutir as pendências da categoria; os docentes da rede estadual de ensino estão em greve desde o dia 25 de abril e quase um milhão de alunos estão sem aula; "Nossa prioridade é o retorno das aulas, principalmente para os alunos que estão no Ensino Médio, por causa do vestibular e do Enem"

Governador Beto Richa anuncia a professora Ana Seres Trento Comin como a nova secretária da Educação do Estado do Paraná.Curitiba, 06/05/2015.Foto: Orlando Kissner/ANPr
Governador Beto Richa anuncia a professora Ana Seres Trento Comin como a nova secretária da Educação do Estado do Paraná.Curitiba, 06/05/2015.Foto: Orlando Kissner/ANPr (Foto: Leonardo Lucena)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Paraná 247 - A nova secretária de Educação do Paraná, Ana Seres Trento Comin, que assumiu o cargo na quarta-feira (6), afirmou na manhã desta quinta (7) que o mais importante em um primeiro momento é a retomada das aulas e a reposição do calendário escolar. Com a paralisação, quase um milhão de alunos estão sem aulas.

A dirigente disse ter agendado uma reunião com os professores para discutir as pendências da categoria. Os docentes da rede estadual de ensino estão em greve desde o dia 25 de abril e quase um milhão de alunos estão sem aula. "Nossa prioridade é o retorno das aulas, principalmente para os alunos que estão no Ensino Médio, por causa do vestibular e do Enem", disse ao Bom Dia PR.

"Eu penso que nós temos condições, sim, de cumprir os 200 dias letivos e as 800 horas de aulas, até porque, isto é uma obrigação e está previstos em lei. E para esses alunos do Ensino Médio, que já estão preocupados não só com o Enem, mas também com o vestibular, nós estamos ofertando um curso preparatório que já existe na secretaria há dois anos", argumentou.

continua após o anúncio

Pauta dos professores

Os professores são contra o projeto do governo estadual que muda a forma de custear a ParanaPrevidência, o regime da Previdência Social dos servidores do estado. O projeto já foi aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Beto Richa (PSDB).

continua após o anúncio

A ParanáPrevidência é formada por três fundos: o Militar, o Financeiro e o Previdenciário. Pela proposta, 33.556 beneficiários com 73 anos ou mais sejam transferidos do Fundo Financeiro, que é arcado com pelo Tesouro estadual, para o Fundo Previdenciário, constituído a partir de contribuições dos servidores e do poder público.

De acordo com o Executivo paranaense, o Fundo Previdenciário está capitalizado em mais de R$ 8,5 bilhões em investimentos, e afirma que esta migração proporcionará uma economia de R$ 125 milhões, por mês, com o pagamento de benefícios. O governo informou que o projeto de lei que trata da revisão do plano de custeio do Regime Próprio de Previdência Social "não altera o pagamento de proventos a aposentados e pensionistas do Estado".

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247