Romanelli desiste de CPI dos Empréstimos

Assembleia aprova requerimento proposto pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) para esclarecimentos por parte do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin Filho, sobre os empréstimos e avais negados ao Estado do Paraná, com 39 votos favoráveis.

Assembleia aprova requerimento proposto pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) para esclarecimentos por parte do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin Filho, sobre os empréstimos e avais negados ao Estado do Paraná, com 39 votos favoráveis.
Assembleia aprova requerimento proposto pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) para esclarecimentos por parte do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin Filho, sobre os empréstimos e avais negados ao Estado do Paraná, com 39 votos favoráveis. (Foto: Roberta Namour)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Notícias Paraná - Em sessão na Assembleia Legislativa, na tarde da última terça-feira (01), foi aprovado o requerimento apresentado pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) para esclarecimentos por parte do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin Filho, sobre os empréstimos e avais negados ao Estado do Paraná. Na prática, isto significa que o deputado desistiu da CPI dos Empréstimos.

Em sua defesa da proposta Romanelli falou sobre a posição do Paraná no ranking de empréstimos concedidos pela União. "Para poder de fato esclarecer esse tema e trazer luz para que nós possamos identificar porque o Estado do Paraná está recebendo, por parte da União, uma suposta discriminação. O próprio jornal Gazeta do Povo demonstra de forma cabal que os valores que foram concedidos ao Estado do Paraná nos coloca em 27º estado da federação. Sem falar que a cada momento surge um novo impeditivo para que o bloqueio possa estar acontecendo", afirmou o parlamentar.

O deputado ainda destacou o papel do secretário do Tesouro Nacional e pediu o apoio de todos os parlamentares. "Está claro que a mão invisível que o opera, que essa não concessão desse aval é do secretário do Tesouro Nacional. Eu gostaria de receber o apoio de todos, da bancada de apoio ao governo e da bancada de oposição, no sentido de que possamos ouvir o senhor Arno Augustin Filho", complementou.

continua após o anúncio

O que Romanelli parece não saber é que especula-se que Augustin possua material que evidencia as dificuldades financeiras da administração Beto Richa, o que inviabilizaria os empréstimos. Os fatos já são conhecidos por toda a população do Paraná: o porcentual de investimento constitucional em saúde exigido por lei, 12%, não foi atingido - o estado não atingiu 10%. Ou seja, faltaram cerca de R$ 400 milhões em investimentos em hospitais, médicos e toda estrutura da saúde paranaense. Já na tarde de quarta-feira (2), Tadeu Veneri (PT), um dos principais defensores da CPI, confirmou que a reunião com o secretário do Tesouro havia sido agenda para o próximo dia 09/04, às 15h, em Brasília. De qualquer forma, o requerimento apresentado pelo deputado foi aprovado com 39 votos favoráveis.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247