Richa recua e desiste de fechar escolas

Após protestos de alunos e professores, governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou hoje pelas redes sociais que a suspensão de plano de 'otimização' que fecharia 40 escolas

Governador Beto Richa Foto: Ricardo Almeida/ANPr
Governador Beto Richa Foto: Ricardo Almeida/ANPr (Foto: Leonardo Lucena)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Paraná 247 - O governador Beto Richa (PSDB) determinou nesta sexta-feira (30) a suspensão de qualquer medida que esteja em curso na Secretaria da Educação e que implique no fechamento de escolas ou colégios estaduais. A decisão foi tomada em reunião entre o governador e a secretária Ana Seres, da Educação. Com isso, estão cancelados os estudos de reestruturação que incluíam principalmente imóveis alugados. Seriam fechadas até 40 escolas.

“Chegou-se a um bom termo e a variável locação está suspensa, ou seja, as nossas escolas que funcionam em prédios alugados e seriam remanejadas por esse motivo continuam onde estão”, esclareceu a secretária da Educação.

O governador também determinou que sejam retomados os critérios utilizados nos últimos anos para o planejamento e ensalamento de estudantes que vierem a ser matriculados para o ano letivo de 2016.

O fechamento de escolas seria um plano de "otimização" e seguiria o receituário do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que anunciou o fechamento de escolas. A proposta do governo Richa teria como objetivo fechar principalmente unidades escolares que funcionam em prédios alugados.

Levantamento inicial feito pelo APP-Sindicato, que representa os professores e funcionários de ensino público do Paraná, chegou a aventar o fechamento de até 150 escolas. 

continua após o anúncio

O sindicato propõe que, ao receber a notificação de fechamento da escola, a unidade deve convocar a comunidade escolar, em assembleia ampliada, reunindo, além pais, professores e alunos, aqueles que ingressariam na escola no ano seguinte, para deliberar sobre a medida. De acordo com a entidade, também deve ser feita uma ata da reunião e um abaixo-assinado, e protocolo desses dois documentos no Ministério Público Estadual (MPE).

*Com Agência de Notícias do Paraná

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247