Requião critica decisão contrária aos conselhos

Senador Roberto Requião (PMDB-PR) lembrou que o país conta com milhares desses conselhos, como os da saúde, do meio ambiente, do fundo de amparo ao trabalho e o Conselho de Comunicação do Senado; inclusive, eles existem há muito tempo e o mais antigo, o Conselho Nacional de Educação foi criado há mais de 70 anos

Plenário do Senado durante Sessão deliberativa ordinária.

Em discurso, senador Roberto Requião (PMDB-PR)

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado
Plenário do Senado durante Sessão deliberativa ordinária. Em discurso, senador Roberto Requião (PMDB-PR) Foto: Moreira Mariz/Agência Senado (Foto: Roberta Namour)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Senado - Quem tem medo do povo? Foi o que perguntou o senador Roberto Requião (PMDB-PR) ao criticar a decisão da Câmara dos Deputados de derrubar o decreto presidencial sobre a atuação dos conselhos populares.

Requião lembrou que o país conta com milhares desses conselhos, como os da saúde, do meio ambiente, do fundo de amparo ao trabalho e o Conselho de Comunicação do Senado. Inclusive, eles existem há muito tempo e o mais antigo, o Conselho Nacional de Educação foi criado há mais de 70 anos, explicou o senador.

Na opinião de Roberto Requião, a resistência a esse decreto revela que há setores políticos e empresariais que não querem ver o povo participando diretamente das decisões sobre os destinos do país e temem as brechas da Constituição que podem tornar viável a democracia direta no país.

continua após o anúncio

- O nosso povo, nos últimos anos, tornou-se visível nos aeroportos, nos shoppings, nos restaurantes, nos cinemas e nas universidades. Se a visibilidade do povo brasileiro já é desconfortável para esta gente, imagine o povo opinando, sugerindo, exigindo. Os conselhos não são deliberativos, eles são opinativos. É uma forma de ampliar um pouco o debate, na forma recomendada pela Constituição.

Roberto Requião criticou também a postura da mídia em relação aos conselhos populares, afirmando que os empresários do setor temem os efeitos da democracia participativa sobre os meios de comunicação.

continua após o anúncio

- A imprensa-empresa tem pânico de que a democratização das instituições, a democracia participativa, a radicalização da democracia, ilumine o canto escuro da manipulação da informação - disse o senador.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247