PGR pede ao STF para investigar Zeca Dirceu

A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal autorização para investigar a participação do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato; em nota, a assessoria diz que "não há e nunca houve qualquer tipo de tratativa do parlamentar junto às diretorias da Petrobrás e a empresas investigadas na Lava Jato", e que por isso, "qualquer menção ao nome do deputado trata-se de uma tentativa descabida de envolvê-lo nos fatos simplesmente por seu pai, José Dirceu, ser um dos envolvidos na Operação Lava Jato"; José Dirceu, condenado na Lava Jato, está preso há mais de um ano em Curitiba

Entrevista com dep. Zeca Dirceu
Entrevista com dep. Zeca Dirceu (Foto: Leonardo Attuch)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ivan Richard Esposito - Repórter da Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para investigar a participação do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. Zeca é filho do ex-ministro José Dirceu, condenado na Operação Lava Jato e que está preso há mais de um ano em Curitiba, onde estão concentrados os processos do caso em primeira instância.

O pedido para investigar o deputado paranaense foi protocolado no último dia 30, mas só foi cadastrado hoje (3) no sistema processual do STF. O processo, que está sob segredo de Justiça,  apura crimes de lavagem de dinheiro, ocultação de bens, dinheiro ou valores.

continua após o anúncio

O pedido de abertura de investigação será analisado pelo ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no STF.

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria do deputado Zeca Dirceu para comentar sobre o pedido de abertura de investigação feito pela PGR.

continua após o anúncio

Leia a íntegra da nota divulgada pela assessoria de imprensa do deputado:

Nota à imprensa

continua após o anúncio

Não há e nunca houve qualquer tipo de tratativa do parlamentar junto às diretorias da Petrobrás e a empresas investigadas na Lava Jato.

Não existe sequer uma única ligação, e-mail, contato, agenda de reunião, testemunho, delação ou coisa parecida em relação a qualquer atitude do parlamentar.

continua após o anúncio

Diante disso, qualquer menção ao nome do deputado trata-se de uma tentativa descabida de envolvê-lo nos fatos simplesmente por seu pai, José Dirceu, ser um dos envolvidos na Operação Lava Jato.

Todas as doações recebidas na campanha de 2010 foram legais, declaradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral sem ressalvas.

continua após o anúncio

Os nomes dos doadores são de conhecimento público desde 2010 e foram divulgados novamente pelos órgãos de imprensa nos anos de 2015 e 2016.

Ou seja, não existe um ÚNICO fato sequer que justifique este pedido de investigação. Por mais que o deputado não tenha nada a temer, ele reforça que acredita no STF e no arquivamento do pedido investigação.

continua após o anúncio

O parlamentar deixa claro que sempre está à disposição da Justiça para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Assessoria de Imprensa Deputado Federal Zeca Dirceu

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247