Olavista escolhido para presidir Fundação de Cultura em SC já ligou Carnaval a Aids e afirmou achar a festa uma "merd*"

Após ser indicado para o cargo, Rafael Nogueira, que presidiu a Fundação Biblioteca Nacional durante o governo Bolsonaro, afirmou que as postagens foram "retiradas de contexto"

Rafael Nogueira, novo presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC)
Rafael Nogueira, novo presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O historiador Rafael Nogueira, indicado para presidir a  Fundação Catarinense de Cultura (FCC), já associou o Carnaval  à transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e afirmou que a maior festa popular do país não passa de "bela merda". As considerações de Nogueira foram postadas em 2018, mas voltaram à tona após ele ter sido indicado para chefiar a pasta responsável pela organização da festa. Segundo o G1, a conta dele no Twitter foi apagada na quinta-feira (2). 

Em fevereiro de 2018, Nogueira - um seguidor do guru bolsonarista Olavo de Carvalho - usou a rede social para afirmar que “começa o Carnaval e vai todo mundo correndo, com igual ou maior desespero, trocar fluídos e pega herpes, gonorreia, sífilis, Aids”. Em uma outra postagem feita no mesmo mês, ele escreveu: “acho o Carnaval uma bela merda. Sempre achei”. 

continua após o anúncio

Questionado sobre o assunto, Nogueira disse que as mensagens eram de caráter privado e que foram retiradas de contexto. Ainda segundo ele, “nenhum gestor tem direito de colocar a posição pessoal na frente dos deveres de gestão, nem na frente do povo, que em última instância ele busca representar". Ele ressaltou, ainda, que a festa é importante para a economia brasileira e prometeu que "Santa Catarina terá festas memoráveis".

O olavista presidiu a Fundação Biblioteca Nacional durante o governo Jair Bolsonaro e, segundo a reportagem, “no início do ano, chegou a ser nomeado brevemente como assessor da deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), até ser convidado para o posto de presidente da Fundação Cultural Catarinense pelo governador Jorginho Mello (PL), também alinhado ao bolsonarismo”.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247