Municípios recebem reforços da PM
Governo de Beto Richa contratou mais 2.223 novos policiais e 210 bombeiros militares para reforçar a segurança em todo o Estado; para os municípios do Oeste e Sudoeste serão 440 novos policiais e 58 bombeiros
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Governo do Estado - O governador Beto Richa recebeu nesta terça-feira (26), em Cascavel, os novos soldados da polícia militar que atuarão no próprio município e em Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon. O Governo do Paraná contratou mais 2.223 novos policiais e 210 bombeiros militares para reforçar a segurança em todo o Estado. Para os municípios do Oeste e Sudoeste serão 440 novos policiais e 58 bombeiros.
Richa também presidiu a troca de comando do 5º Comando Regional da PM (5º CRPM). O tenente-coronel Fábio Luiz Rincoski passou o comando para o tenente-coronel Chehade Elias Geha. Participaram da solenidade, realizada na praça da Catedral Metropolitana, o subcomandante Geral da PM, coronel Péricles de Matos; o Chefe do Estado Maior da PMPR, coronel Maurício Tortato, e o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno.
O governador disse que boa parte das drogas e armas ilegais que chegam ao País atravessam a fronteira paranaense. “Com o reforço de policial, vamos formar um cinturão de segurança no Paraná, dificultando que bandidos e traficantes se armem e se abasteçam de drogas”, afirmou o governador.
O Paraná tem 19 municípios que fazem fronteira direta com o Paraguai e a Argentina e outros 120 na área de influência da fronteira, todos suscetíveis ao tráfico de drogas, armas e ao contrabando. “Vamos avançar e trabalhar para que a nossa fronteira seja motivo de orgulho para o Brasil. O aumento do efetivo policial na região trará mais segurança às famílias da região e representa a nossa determinação em manter uma ação permanente de combate ao crime organizado”, disse Richa.
O governador afirmou que assumiu o governo com índices inaceitáveis de criminalidade e com o menor efetivo per capita do Brasil. “Fizemos no ano passado a contratação de 3.200 novos policiais. Agora estamos incorporando mais 2.400. São 5.600 novos policiais, a maior contratação da história do Estado”, afirmou ele.
A contratação de policiais faz parte das ações do programa Paraná Seguro, implantado pelo governo estadual , em 2011. O programa abrange diversas ações, como aumento do efetivo, aquisição de novas viaturas para reequipar as polícias, além de compra de armamentos, soluções de inteligência e instalação de novos batalhões da PM e de Unidades Paraná Seguro (UPS).
NOVO COMANDANTE – O novo comandante do 5º Comando Regional da PM, tenente-coronel Chehade Elias Geha, tem 29 anos de polícia militar e já atuou como comandante na região de Maringá, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Regimento Montado.
“A proposta no 5º CRPM é continuar o bom trabalho que vem sendo feito no comando e que já registrou redução expressiva no número de homicídios e de roubos de veículos”, afirmou o tenente-coronel Chehade Geha. “O reforço do policiamento completa o efetivo e garantirá mais segurança numa região delicada, como esta da fronteira, que é rota do tráfico. Fortalecer o combate a criminalidade é o nosso compromisso”, enfatizou o novo comandante.
MENOS HOMICÍDIOS - O governador ressaltou que foram realizados investimentos vigorosos na área da segurança, tanto na contratação de novos policiais como em melhoria das condições de trabalho, como a aquisição de viaturas, equipamentos e treinamentos, para todos os municípios, além de serviços de inteligência e ações sistemáticas da polícia civil para combate ao crime e ao tráfico de drogas.
“Temos resultados. Todas as regiões do Estado tiveram redução na taxa de criminalidade, de homicídios e apreensão de grande volume de drogas”, afirmou o governador.
Na região de Cascavel, houve redução de 30% dos homicídios dolosos nos primeiros nove meses de 2013 em comparação com o mesmo período do ano passado. No Estado, houve uma redução de 17,45% neste mesmo período. Na comparação com 2010, o índice de redução no Paraná chega a 23,4%.
Houve outras importantes ações de segurança para Cascavel e região. O governo já instalou a Delegacia de Homicídios (em 2012) e implantou Unidade Paraná Seguro (UPS) no Jardim Interlagos, que foi a primeira do interior. Também foram repassadas cerca de 900 armas para a Polícia Civil da região, 24 novas viaturas.
O evento em Cascavel encerrou a agenda do dia do governador. Richa esteve em Saudade do Iguaçu, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e São Jorge D'Oeste.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247