Mortes no trânsito caem 21% no Paraná

Em Curitiba, na Região Metropolitana, a redução de homicídios culposos de trânsito, sem intenção de matar também foi expressiva: 45% de queda, passando de 71 homicídios culposos de trânsito para 39

Em Curitiba, na Região Metropolitana, a redução de homicídios culposos de trânsito, sem intenção de matar também foi expressiva: 45% de queda, passando de 71 homicídios culposos de trânsito para 39
Em Curitiba, na Região Metropolitana, a redução de homicídios culposos de trânsito, sem intenção de matar também foi expressiva: 45% de queda, passando de 71 homicídios culposos de trânsito para 39 (Foto: Roberta Namour)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Governo do Estado: O número de homicídios culposos de trânsito, sem intenção de matar, teve queda de 21% no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, em todo o Paraná. Levantamento da Cape, Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública mostra 982 ocorrências no acumulado dos primeiros seis meses do ano. No ano passado, foram 1.239. Os dados se referem a trechos urbanos, rodovias estaduais e federais. A ação das polícias, com aumento das blitze, de realização de testes do bafômetro e de prisões de motoristas bêbados contribuiu para reduzir o número de mortes. Em Curitiba, a redução foi de 20%, com 97 ocorrências no acumulado de janeiro a junho, contra 121 no mesmo período de 2012.

Na Região Metropolitana da capital, a redução também foi expressiva: 45% de queda, passando de 71 homicídios culposos de trânsito para 39. Outras regiões que registraram uma redução acentuada foram as de São Mateus do Sul e Laranjeiras do Sul, ambas com redução de 55%; União da Vitória, com 52% menos registros; Londrina, com recuo de 47% e Toledo, com redução de 45%. De acordo com o tenente Marcio Rodrigues, da Polícia Rodoviária Estadual, um dos principais fatores que acarretam a perda de vida nas estradas é a alta velocidade dos motoristas.

Esses equipamentos foram adquiridos a partir de repasse de recursos do Departamento de Estradas de Rodagens, o DER. Somente na capital, operações realizadas pelo BPTran, Batalhão de Polícia de Trânsito, resultaram em 287 prisões de condutores que ingeriram bebida alcoólica antes de dirigir, de janeiro a junho deste ano. O número representa crescimento de 176%, se comparado com os resultados do mesmo período do ano anterior, quando foram presas 104 motoristas. O Governo do Estado também tem investido em campanhas educativas, promovidas tanto pelas unidades da Polícia Militar quanto pelo Detran, Departamento de Trânsito do Paraná, que realiza a campanha “Se Liga no Trânsito”, para conscientizar os motoristas, principalmente os jovens, dos riscos de beber e dirigir.

continua após o anúncio

A íntegra do Relatório Estatístico Criminal referente a Homicídio Culposo de Trânsito nos 399 municípios do Paraná e 75 bairros de Curitiba, elaborado pela Cape, está disponível no site da Secretaria da Segurança Pública, o www.seguranca.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247