Mesmo com PMDB indeciso, Pessuti se mantém no páreo
Em meio à indefinição do PMDB em lançar candidato próprio ou apoiar o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), ex-governador do estado Orlando Pessuti afirmou que mantém a sua candidatura ao Executivo estadual; "Estou trabalhando o meu nome, não só porque quero, mas porque sou procurado por vários companheiros que me pedem para seguir adiante", declarou
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Paraná 247 – Em meio à indefinição do PMDB em lançar candidato próprio ou apoiar o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), ex-governador do estado Orlando Pessuti afirmou que mantém a sua candidatura ao Executivo estadual. "Estou trabalhando o meu nome, não só porque quero, mas porque sou procurado por vários companheiros que me pedem para seguir adiante", declarou.
Com o objetivo de definir os rumos que serão tomados pelo partido, será realizada uma convenção, que, por lei, deve ocorrer entre 10 e 30 de junho. Segundo Pessuti, a março é o melhor momento para a realização de uma pré-convenção, que tem caráter de consulta prévia, não tendo, portanto, força legal para se sobrepor à convenção formal, em junho.
O presidente estadual da sigla, deputado federal Osmar Serraglio, diz que o melhor caminho para realizar o encontro de forma antecipada, para março ou abril. "Nós não temos outra alternativa a não ser fazer isso. Não podemos chegar em junho com tantas indefinições. Ninguém vai para a guerra sem saber o que quer defender e quem está do seu lado", afirmou. As informações são do jornal Gazeta do Povo.
Um dos principais integrantes da sigla, o senador Roberto Requião (PR) tem dito que não está disposto a enfrentar um concorrente numa prévia partidária e afirmou que será candidato apenas se tiver o apoio do seu partido. "Nossa chapa para a Executiva ganhou a eleição em 2012 exatamente porque pregamos democracia, que ouviríamos os delegados. Não passa pela nossa cabeça imposição ou aclamação de qualquer tipo", afirmou Serraglio que tem ficado ao lado dos deputados estaduais alinhados com o PSDB.
De todo o modo, o PMDB do Paraná começa as articulações com um retrospecto favorável. A partir de 1982, ocorrem oito eleições, das quais seis tiveram candidatos lançados pelos peemedebistas, que só perderam uma vez, em 1998. Naquele ano, Jaime Lerner, do então PFL, venceu Requião no primeiro turno. Em 1982, quem se elegeu foi José Richa, pai de Beto Richa. Em 1986, foi a vez de Alvaro Dias. Nos anos de 1990, 2002 e 2006 quem saiu vitorioso foi Requião.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247