Lula homenageia o reitor Cancellier: 'Nunca mais essa insanidade'

Presidente Lula utilizou seu discurso ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia para homenagear o reitor que se suicidou após ser alvo da Lava Jato sem provas

Presidente Lula e o reitor Cancellier
Presidente Lula e o reitor Cancellier (Foto: ABR/UFSC)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início de seu discurso ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, prestou uma homenagem ao reitor Luiz Carlos Cancellier, que se suicidou após ser alvo, em 2017, de uma ação injusta da Lava Jato sobre supostos desvios na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trabalho da PF na ocasião foi alvo de críticas, e Cancellier cometeu suicídio 15 dias após ser preso. Na semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou ser "improcedente" a representação da Lava Jato. 

"Sempre que a gente puder temos que lembrar das pessoas que foram vítimas do arbítrio para que essa insanidade nunca mais aconteça no nosso país", disse o presidente Lula, nesta quarta-feira (12). O presidente Lula também foi alvo da Lava Jato, tendo sido preso injustamente por 580 dias. O ex-juiz suspeito da Lava Jato, Sergio Moro, foi declarado parcial e suspeito pelo STF e o ex-procurador Deltan Dallagnol teve o seu mandato de deputado federal cassado este ano pelo TSE. 

continua após o anúncio

A operação que levou à morte de Cancellier foi conduzida pela delegada federal Erika Marena, que não apenas prendeu o reitor, mas também deteve outros seis funcionários da universidade e 23 indivíduos indiciados por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato.

O presidente Lula discursou na solenidade de entrega da Ordem Nacional do Mérito Científico e de reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Também assina decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para o primeiro semestre de 2024. O evento acontece no Palácio do Planalto, em Brasília/DF

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247