Integrante do União Brasil no Paraná pede impugnação da filiação de Moro ao partido

Segundo decisão do TSE de 2006, como o ex-juiz parcial está filiado ao União Brasil de São Paulo, não pode concorrer em nenhum outro Estado

Sergio Moro ao lado de Júnior Bozella se filia ao União Brasil
Sergio Moro ao lado de Júnior Bozella se filia ao União Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Blog do Esmael - A integrante do União Brasil no Paraná Cristiane Mesquita pediu ao partido a impugnação da filiação de Sergio Moro à legenda. O argumento principal da filiada é que, como Sérgio Moro está filiado ao União Brasil do estado de São Paulo, ele não pode concorrer ao pleito em nenhum outro Estado.

O ex-juiz, considerado parcial contra Lula nas ações da Lava Jato pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, anunciou uma entrevista coletiva nesta terça-feira (14), em Curitiba, na qual deverá se manifestar sobre o assunto. 

continua após o anúncio

De acordo com a advogada Viviane Fuchs, representante da filiada, a ilegalidade na situação partidária de Moro está apontada na Consulta do TSE n.º 1.231 de 2006 na qual, por unanimidade, os ministros firmaram posicionamento de que, embora a filiação seja de âmbito nacional, a candidatura é de cunho regional (salvo para Presidente da República), razão pela qual, tal como o domicílio eleitoral, a filiação de qualquer candidato deve ser realizada no prazo mínimo de seis meses da data do pleito.

A Justiça Eleitoral acolheu, na semana passada, um  recurso do PT e afirmou que Moro não poderá ser candidato nas eleições deste ano pelo estado de São Paulo por fraude em domicílio eleitoral. O ex-juiz é do Paraná. 

continua após o anúncio

Outra questão levantada na impugnação é o fato de que, na medida em que o TRE-SP reconheceu a ilegalidade da transferência eleitoral de Sérgio Moro, “cancelando a operação do título eleitoral” do mesmo, é evidente que todo e qualquer ato posterior a esse documento, juridicamente também deve ser considerado nulo.

A ficha de filiação de Sérgio Moro, por conter o seu domicílio eleitoral e título de eleitor de São Paulo também são afetados pela decisão na medida em que a filiação ocorreu depois da transferência de domicílio. Sob esse raciocínio, Moro sequer teria filiação válida ao União Brasil e, com isso, necessitaria filiar-se de novo, porém, agora, já fora do prazo dos seis meses anteriores ao pleito.

continua após o anúncio

Clique aqui para ler a íntegra do pedido de impugnação de Sergio Moro.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247