Gleisi defende participação da mulher na política

Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) lamentou a baixa participação feminina no processo eleitoral e defendeu medidas que assegurem mais vagas para mulheres no Poder Legislativo; ela propõe que 50% das cadeiras da Câmara sejam destinadas a mulheres e, nos anos em que forem preenchidas duas cadeiras do Senado por estado, uma seja reservada a mulheres

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária.

Em discurso, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Em discurso, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado (Foto: Roberta Namour)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Senado - A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) lamentou a baixa participação feminina no processo eleitoral e defendeu medidas que assegurem mais vagas para mulheres no Poder Legislativo. Ela ressaltou que, apesar da reserva de 30% das vagas para cargos eletivos nos partidos políticos para as mulheres, as deputadas federais ocupam menos de 10% das cadeiras da Câmara, e a participação feminina diminuiu nas assembleias estaduais. Gleisi ainda ressaltou que as mulheres raramente conseguem boas colocações na lista de candidatos mais votados.

Gleisi Hoffmann propõe que 50% das cadeiras da Câmara sejam destinadas a mulheres e, nos anos em que forem preenchidas duas cadeiras do Senado por estado, uma seja reservada a mulheres.

- O mundo da política é um mundo eminentemente masculino, e isso está no subconsciente coletivo, onde as pessoas projetam nas candidaturas masculinas uma maior capacidade de representação pelo histórico, pela cultura, por uma série de elementos na nossa sociedade. Então, é importante que as mulheres tenham as mesmas condições de disputa eleitoral - disse a senadora.

continua após o anúncio

A parlamentar também espera que a reforma política reduza o grande número de partidos representados no Legislativo federal e proíba o financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247