Geadas ameaçam áreas de café e cana do Paraná
"A quarta-feira será o dia mais frio desta semana, devido a presença do centro da massa de ar polar próxima ao Estado", disse em nota o Simepar, órgão ligado ao governo do Paraná. Temperatura também afeta plantações no Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
SÃO PAULO, 27 Ago (Reuters) - Uma nova massa de ar polar avança por toda a região centro-sul do Brasil, levando ao declínio acentuado das temperaturas, o que traz novamente a possibilidade de ocorrência de geadas nas áreas de café do Paraná, segundo a Somar Meteorologia.
O Estado, quinto produtor de café do Brasil, foi atingido fortemente pelas geadas em julho, o que deverá causar uma queda expressiva da produção na próxima temporada.
De acordo com a Somar, as geadas previstas para o Paraná deverão ter intensidade entre fraca e moderada.
A Somar disse ainda que a passagem da massa de ar polar pode trazer geadas para as áreas de cana do Paraná e do Mato Grosso do Sul, "o que poderá acarretar novas perdas".
"A quarta-feira será o dia mais frio desta semana, devido a presença do centro da massa de ar polar próxima ao Estado", disse em nota o Simepar, órgão ligado ao governo do Paraná.
A Somar acrescentou que chuvas deverão retornar às principais regiões produtoras de cana de São Paulo e sul de Minas Gerais, na primeira quinzena de setembro, afetando a colheita e produção de açúcar e etanol no centro-sul.
Esse atraso na moagem de cana ocorreria após um período em que os trabalhos foram favorecidos pelo tempo mais seco.
(Por Roberto Samora)
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247