Estudantes do Paraná: Richa é “pilantra e corrupto”

Em vídeo, alunos do Colégio Estadual Basílio Vicente de Castro (Curitiba) citam poema de Bertold Brecht e dizem que do analfabeto político nasce o "pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais", depois que o governador Beto Richa (PSDB) chamou de "politizado" o movimento de ocupação nas 350 escolas no Estado contrário à MP do Ensino Médio e à PEC 241, do governo Temer, que tem o PSDB na base aliada; crise na educação piora com greve dos professores; pressão sobre Richa aumenta; assista

Em vídeo, alunos do Colégio Estadual Basílio Vicente de Castro (Curitiba) citam poema de Bertold Brecht e dizem que do analfabeto político nasce o "pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais", depois que o governador Beto Richa (PSDB) chamou de "politizado" o movimento de ocupação nas 350 escolas no Estado contrário à MP do Ensino Médio e à PEC 241, do governo Temer, que tem o PSDB na base aliada; crise na educação piora com greve dos professores; pressão sobre Richa aumenta; assista
Em vídeo, alunos do Colégio Estadual Basílio Vicente de Castro (Curitiba) citam poema de Bertold Brecht e dizem que do analfabeto político nasce o "pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais", depois que o governador Beto Richa (PSDB) chamou de "politizado" o movimento de ocupação nas 350 escolas no Estado contrário à MP do Ensino Médio e à PEC 241, do governo Temer, que tem o PSDB na base aliada; crise na educação piora com greve dos professores; pressão sobre Richa aumenta; assista (Foto: Leonardo Lucena)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Blog do Esmael - O governador Beto Richa (PSDB), que acusou de ser “politizado” o movimento de ocupação nas 350 escolas no Paraná, levou mais uma invertida dos estudantes. Alunos do Colégio Estadual Basílio Vicente de Castro, de Curitiba, produziram um vídeo sobre a ocupação da escola e aproveitaram para dar uma “sabugada” nos analfabetos políticos — dentre os quais Beto Richa. Eles declamam, em jogral, poema do dramaturgo alemão Bertold Brecht para “desenhar” o a situação.

Um dos jovens chama o tucano de "corrupto e ladrão". Vale ressaltar que o governo Richa está sendo investigada pela Operação Quadro Negro, que apura irregularidades em pagamentos de obras de construção e reforma de escolas da rede estadual de ensino. Segundo a última estimativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), a fraude atingiu o montante de R$ 30 milhões, com o suposto envolvimento de, ao menos, três construtoras.

Três pessoas investigadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) mencionaram o nome de Richa. De acordo com uma delas, a assessora jurídica da construtora Valor, Úrsulla Andrea Ramos, a campanha de reeleição do governador e a de outros três candidatos a deputado estadual receberam recursos de dinheiro público, que deveria ter sido gasto em obras em escolas estaduais.

continua após o anúncio

"Esse dinheiro não ficou comigo, esse dinheiro foi feito repasse pra campanha do governador Beto Richa e pra essas três campanhas. Foi o que ele (Eduardo Lopes de Souza, dono da Valor) me disse", disse Úrsulla, em delação premiada ao MP-PR. As campanhas mencionadas seriam a do filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Durval Amaral, Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa (Alep); o deputado estadual Tiago Amaral (PSB); e a de Plauto Miró (DEM). 

O governador do PSDB, como linha de defesa, se agarra no mantra da “politização” das manifestações na Educação — tanto as estudantis quanto as dos educadores que entrarão em greve na segunda-feira, dia 17.

continua após o anúncio

 

Leia o poema de Bertold Brecht:

continua após o anúncio

O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político.

continua após o anúncio

Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

continua após o anúncio

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

continua após o anúncio

Reivindicações

A MP prevê ampliação da carga horária do ensino médio para 1.400 horas - atualmente são 800, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). A MP prevê redução da carga das disciplinas obrigatórias, dentre elas filosofia e sociologia, e aumento da carga cinco áreas de conhecimento, de acordo com a escolha do aluno: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

continua após o anúncio

Críticos do projeto defendem que a proposta visa estimular mais a formação voltada para o mercado do que a formação crítica, reflexiva. Também entendem que o projeto, ao fomentar a formação "mercadológica", tem como objetivo favorecer empresas de educação do setor privado, especialmente as de cursos técnico.

Os defensores do projeto afirmam que, ao dar ao aluno a opção de focar mais em uma das cinco áreas de conhecimento, gradualmente o País terá menos precariedade de formação que atenda ao mercado.

A classe estudantil também é contra à PEC 241, que congela investimentos pelos próximos 20 anos. A proposta prevê que, neste período, os gastos públicos de um sejam equivalentes aos do ano anterior corrigidos pela inflação.

As ocupações nas escolas do Paraná se somam a uma greve dos professores do ensino básico e das universidades do Estado. Os docentes são contra o pedido oficial do governador Beto Richa (PSDB) à Assembleia Legislativa para que os deputados estaduais aprovem mudanças em uma lei condicionando o reajuste salarial anual à "comprovada disponibilidade orçamentária e financeira".

Na semana passada, o sindicato dos professores divulgou um comunidade no site da entidade dizendo que, "apoiado pela proposta nacional de reformulação do Ensino Médio (Medida Provisória 246) e pela proposta que condiciona os investimentos na educação às sobras do orçamento de cada Estado pelos próximos 20 anos (PEC 241 e PL 257), o governador Beto Richa tem encontrado respaldo para fazer o que pretendia desde o ano passado: não pagar promoções e progressões dos(as) educadores(as); tirar o reajuste anual dos(as) servidores(as) e fazer das escolas um canteiro de formação de mão-de-obra barata para a indústria e comércio".

Na quinta-feira da semana passada (6), em Cascavel, Richa afirmou que a movimentação dos professores é uma "brincadeira". Um dia depois, na inauguração de uma fábrica em Guarapuava, o tucano disse os estudantes não sabem porque protestam. "Sindicatos ligados a CUT e ao PT, que querem a baderna, usam de forma criminosa as nossas crianças das escolas, que estão nas ruas protestando não sabem nem porque, em uma perfeita doutrinação ideológica", disse.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247