Estiagem afeta lavouras no RS e 200 municípios gaúchos decretam situação de emergência

O número é equivalente a cerca de 40% dos 497 municípios do Rio Grande do Sul

Lavoura afetada pela estiagem no RS
Lavoura afetada pela estiagem no RS (Foto: Reprodução / RBS TV)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Associado ao fenômeno La Niña, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estiagem tem castigado culturas como milho, soja e pastagens, e o Rio Grande do Sul tem 200 municípios que decretaram estado de emergência, segundo a Folha de S.Paulo.

Além do estado gaúcho, também estão sendo afetados pela estiagem Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Na semana passada, os governos dos quatro estados debateram eventuais medidas de auxílio junto ao Ministério da Agricultura.

continua após o anúncio

Nesta quarta-feira, 12, a ministra da agricultura, Tereza Cristina, visitou Santo Ângelo (RS), e deve passar, até quinta-feira, 13, em Chapecó (SC), Cascavel (PR) e Ponta Porã (MS).

No Rio Grande do Sul, Cristina esteve acompanhada pelo vice-governador gaúcho Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), já que o governador Eduardo Leite (PSDB) testou positivo para a Covid-19. Mantendo atividades à distância, Leite afirmou nas redes sociais que encaminhou ofício ao governo Jair Bolsonaro com as demandas do estado diante da situação de emergência.

continua após o anúncio

Segundo balanço da Defesa Civil gaúcha, decretaram situação de emergência diante da estiagem 200 municípios do estado, dentre eles, 52 foram homologados pelo estado e 47 reconhecidos pela União. No total, o número é equivalente a cerca de 40% dos 497 municípios gaúchos.

Prejuízo

"Ainda não podemos dar números [dos prejuízos]. Há lavouras que se recuperam, outras não, ainda pode chover, são graus diferentes de recuperação de lavouras. Temos de acompanhar, de monitorar, e fiz questão de vir aqui para vermos o que já podemos propor para mitigar os problemas que os estados enfrentam. Não queremos que as pessoas abandonem a produção", afirmou a ministra.

continua após o anúncio

O governo federal acompanha a situação no estado através do Ministério da Agricultura e representantes do Ministério da Economia e do Banco Central.

Na cidade de Espumoso (RS), agricultores se manifestaram nesta quarta e entregaram documentos a autoridades e agências bancárias pedindo prazos maiores para pagar dívidas. 

continua após o anúncio

De acordo com dados da Emater-RS, há 195 mil propriedades gaúchas atingidas com perdas referentes à seca até o dia 7 de janeiro. O maior impacto da falta de chuvas está nas lavouras de milho, com 84,7 mil produtores atingidos. Na região de municípios como Soledade, Lajeado, Passo Fundo, Erechim, Santa Rosa e Frederico Westphalen, calculam-se perdas entre 45% e 65%, divulgou a Folha.

Soma a isso, outras lavouras atingidas, como a soja — com estimativa de 72 mil produtores afetados, com perdas entre 25% e 45%, principalmente nas regiões de Soledade e Lajeado —, enquanto 10,2 mil famílias estão sem acesso à água no estado e há queda de 1,6 milhão de litros de leite captados ao dia, com mais de 22 mil produtores atingidos.

continua após o anúncio

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul se reuniu, na segunda-feira, 10, com a Secretaria Estadual de Agricultura, o Ministério da Agricultura, senadores, deputados e representantes de entidades do setor agropecuário para discutir o enfrentamento à seca no estado.

O meteorologista Rogério Affonso Rezende, do Inmet, afirma que a previsão é de que as regiões atingidas pela estiagem no Rio Grande do Sul só voltem a ter chuvas a partir do dia 18 de janeiro.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247