Eleição do PT em Curitiba vira briga judicial
Inconformados com o resultado adverso no primeiro turno das eleições do PT, a corrente Militância Socialista, que tem como líder e ideólogo o deputado estadual Tadeu Veneri (à dir.), entrou com pedido de cassação da candidatura de Henrique Faustino sob o argumento de que houve falhas na prestação de contas
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Blog do Esmael - A confusão é grande nas eleições internas do PT de Curitiba. Inconformados com o resultado adverso no primeiro turno das eleições do PT, no bairro Santa Felicidade, a corrente interna do partido Militância Socialista (MS), que tem como líder e ideólogo o deputado estadual Tadeu Veneri, entrou no dia de ontem (20) com pedido de cassação da candidatura de Henrique Faustino sob a alegação de falhas na prestação de contas.
Faustino, o vitorioso nas urnas no último dia 10, é homem de confiança do deputado federal Ângelo Vanhoni, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB).
Na ocasião do primeiro turno, Veneri não conseguiu emplacar seu pupilo, Augusto Franco, no segundo turno da disputa pela presidência do PT da capital e ainda assistiu a queda da "República Socialista de Santa Felicidade", zonal tida até então, no PT, como solo sagrado "tadeusista" onde eram considerados imbatíveis.
O presidente eleito da zonal, Henrique Faustino, afirma que não há problema na prestação de contas de sua campanha e que há uma tentativa de os "tadeusistas" ganharem a disputa no tapetão.
"Não há problema na prestação de contas. Eles foram derrotados nas urnas, a maioria dos filiados do partido naquela região entendeu que o projeto político daquele grupo estava esgotado e o resultado da eleição demonstra isso. Não vamos admitir que depois de terem recebido uma negativa nas urnas tentem ganhar a disputa no tapetão. No entanto, eu entendo que eles estão utilizando o 'Jus Sperniandi' (direito de espernear)".
Já o coordenador da campanha de Faustino, Arildo Marques, alfineta a MS por causa da posição tomada no segundo turno das eleições. O grupo de Tadeu Veneri resolveu apoiar a candidatura de Natalino Bastos, "peixe" do deputado André Vargas.
"Eram como a água e o óleo, agora estão todos juntos. O que os companheiros da MS têm que fazer é explicar para os petistas de Santa Felicidade qual foram às razões que os levaram a fazer essa aliança, no mínimo esquisita, nesse segundo turno".
No próximo domingo (24) haverá segundo turno para decidir quem será o presidente do PT de Curitiba. Disputam Zuca, ligado aos ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, e Natalino, do time do deputado federal André Vargas e do vereador Pedro Paulo.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247