Dias ressalta importância do TCU contra corrupção

Senador do PSDB-PR diz que presidente Dilma Rousseff tenta limitar ou desacreditar as ações do TCU, prática que teria ocorrido também nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República; ele se refere à reação do governo diante da determinação do órgão de paralisar obras suspeitas de irregularidades 

Senador Alvaro Dias (PSDB-PR) ressalta importância do Tribunal de Contas da União (TCU) para o combate à corrupção
Senador Alvaro Dias (PSDB-PR) ressalta importância do Tribunal de Contas da União (TCU) para o combate à corrupção (Foto: Roberta Namour)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Senado - Em discurso nesta segunda-feira (11), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) ressaltou a importância do Tribunal de Contas da União (TCU) para o combate à corrupção. O senador disse que a corrupção acarreta perdas de bilhões de reais aos cofres públicos. As estimativas giram entre R$ 80 bilhões e R$ 500 bilhões de prejuízos anuais devido a práticas corruptas, pontuou o representante do Paraná.

- O que seria do Brasil sem o Tribunal de Contas da União, sem essa fiscalização competente, evidentemente limitada em função da escassez de instrumentos, inclusive com o quadro de pessoal reduzido, que tem contribuído extraordinariamente para inibir o processo de corrupção na administração pública brasileira? - questionou o senador.

Alvaro Dias disse que a atual presidente Dilma Rousseff tenta limitar ou desacreditar as ações do TCU, prática que teria ocorrido também nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República.

continua após o anúncio

Segundo afirmou o senador, a presidente Dilma afirmou recentemente ser “absurdo paralisar uma obra”, pois esse atraso traria prejuízos econômicos ao país. No início do mês, o TCU recomendou a paralisação de sete obras capitaneadas pelo governo federal que teriam indícios de irregularidades.

- A presidente não indaga quem repara o custo da corrupção, do roubo, desse assalto reiterado aos cofres públicos, no Brasil, diante da complacência, da leniência, da cumplicidade do governo – disse o senador.

continua após o anúncio

Alvaro Dias explicou que o TCU detectou irregularidades em 136 empreendimentos, porém foram sete com indícios de “irregularidades graves”. Para o senador, é inadmissível apresidente qualificar de absurdo a paralisação dessas obras.

- Endereçar reprimenda ao TCU, no momento em que ele exerce o seu papel constitucional, é um contrassenso. O Tribunal de Contas da União apenas cumpre o seu papel constitucional. Devemos enaltecer o papel desempenhado pela Corte de Contas, notadamente a qualificação técnica do seu quadro funcional – afirmou Alvaro Dias antes de ler, na íntegra, a nota de esclarecimento do TCU em alusão às críticas da presidente da República.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247