Dias cobra investimentos em células-tronco

Senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lembrou em Plenário que o Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter uma lei regulamentadora do assunto; mesmo assim, as pesquisas ainda estão em estágio inicial e, por isso, muitos pacientes são obrigados a viajar para outros países atrás de tratamento adequado

Em pronunciamento na tribuna do Senado, senador Alvaro Dias (PSDB-PR).
Em pronunciamento na tribuna do Senado, senador Alvaro Dias (PSDB-PR). (Foto: Roberta Namour)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Senado - O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) cobrou do governo mais investimentos em pesquisas com células-tronco e menos burocracia na importação de equipamentos e insumos por instituições científicas.

Ele lembrou nesta segunda-feira (9) em Plenário que o Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter uma lei regulamentadora do assunto. Mesmo assim, as pesquisas ainda estão em estágio inicial e, por isso, muitos pacientes são obrigados a viajar para outros países atrás de tratamento adequado.

Ele citou o caso de duas crianças paranaenses que foram para a Tailândia, já que a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária - dificultou até mesmo a compra de injeções utilizadas por elas.

continua após o anúncio

- Nós esperamos que o governo brasileiro possa injetar mais recursos para alavancar pesquisas, desenvolver o tratamento com células-tronco no nosso país, fundamentais para salvar vidas com muita eficácia e celeridade. O Brasil avançou em matéria de legislação, tem uma das legislações mais modernas do mundo nesse campo, mas precisa de algumas providências burocráticas, administrativas, que possibilitem estimular as pesquisas em curso atualmente - disse o senador.

Desabrigados no Paraná

continua após o anúncio

Alvaro Dias também pediu urgência do governo no reconhecimento de situação de emergência em municípios e regiões do Paraná atingidos por fortes chuvas nos últimos dias.

Se isso acontecer rapidamente, lembrou Alvaro Dias, as 40 mil pessoas atingidas terão direito de receber cestas-básicas, os trabalhadores poderão sacar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e os produtores rurais terão direito de renegociar as dívidas bancárias. De acordo com o senador, 80 municípios foram diretamente atingidos pelas chuvas. Ele afirmou que agora é hora de ajudar as pessoas que estão sofrendo com as perdas materiais.

continua após o anúncio

- Diversos órgãos governamentais estão envolvidos no atendimento às vítimas e na arrecadação de donativos que estão sendo recebidos em qualquer unidade do Provopar [Programa do Voluntariado Paranaense], batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. As principais demandas para atender os desabrigados são colchões, cobertores, roupas, fraldas, materiais de higiene e de limpeza - afirmou.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247