Curitiba lidera ranking nacional da transparência

Curitiba ficou em primeiro lugar no Ranking Nacional dos Portais da Transparência deste ano; organizado pelo MPF, o ranking analisa as boas práticas para que os cidadãos consigam ter acesso às informações da gestão pública pela internet; também conquistaram nota 10 Florianópolis, Porto Alegre e Recife; segundo o levantamento, o MPF analisou o Portal da Transparência de 5.567 municípios, 26 estados e Distrito Federal; no primeiro ranking, em 2015, Curitiba havia atingido a média de 8,10

Foto: Nani Góis/SMCS
Foto: Nani Góis/SMCS (Foto: Leonardo Lucena)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Paraná 247 - Curitiba ficou em primeiro lugar no Ranking Nacional dos Portais da Transparência deste ano. Organizado pelo Ministério Público Federal (MPF), o ranking analisa as boas práticas para que os cidadãos consigam ter acesso às informações da gestão pública pela internet. Também conquistaram nota 10 Florianópolis, Porto Alegre e Recife. Segundo o levantamento, divulgado na quarta-feira (8), o MPF analisou o Portal da Transparência de 5.567 municípios, 26 estados e Distrito Federal. No primeiro ranking, em 2015, Curitiba havia atingido a média de 8,10.

Entre os tópicos avaliados estão a disponibilidade nos sites da receita e despesa nos últimos seis meses; relatório de gestão do ano anterior; ferramenta de pesquisa de conteúdo; íntegra dos editais de licitação e dos contratos firmados; e possibilidade de pedidos de informação por meio eletrônico.

 A média estadual dos municípios também melhorou, ao passar de 4,22 para 6,10. O Paraná subiu uma posição em relação às demais unidades federativas, ficando na sétima. A nota do site do governo do Paraná ficou em 8,70. 

De acordo com o MPF, os governos que não cumprem as determinações da lei da transparência no Brasil deverão ser acionados na Justiça. A previsão é de que sejam propostas 1.987 ações civis públicas.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247