Curitiba: 27 são detidos em desfile do 7 de setembro
Alguns objetos suspeitos foram apreendidos, como bombas caseiras, fogos de artifício, mascaras, pregos, tinta spray e um canivete, entre outros. O esquema de segurança contou com um centro de triagem da Polícia Civil, montado dentro da Companhia Independente de Polícia de Guarda
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Governo do Estado - Com o esquema especial de segurança realizado pela Polícia Militar do Paraná durante a manhã deste sábado (07), em Curitiba, 27 pessoas - entre elas cinco adolescentes - foram encaminhadas para a o posto de triagem da Polícia Civil. Destas, 16 foram identificadas e assinaram Termo Circunstanciado. A “Operação Sete de Setembro” foi realizada para garantir o direito de ir e vir das pessoas que acompanharam o desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência.
“Tivemos um desfile tranquilo e uma manifestação pacífica. As poucas situações que ocorreram foram isoladas e resolvidas rapidamente devido às estratégias da Polícia Militar”, disse o coronel José Vilmar Becker, que está respondendo pelo Comando Geral da PM. Alguns objetos suspeitos foram apreendidos com as pessoas encaminhadas para a triagem, como bombas caseiras, fogos de artifício, mascaras, pregos, tinta spray e um canivete, entre outros”.
O esquema de segurança contou com um centro de triagem da Polícia Civil, montado dentro da Companhia Independente de Polícia de Guarda (CIAind), onde os encaminhados foram ouvidos, alguns liberados e outros assinaram o Termo Circunstaciado.
O delegado de plantão da Polícia Civil, Gutemberg Ribeiro, informou que todas as pessoas foram liberadas, mas 11 vão responder em liberdade por dano qualificado por terem depredado uma viatura da Polícia Militar e dois carros de reportagem de diferentes emissoras de TV. Outros oito menores de idade foram apreendidos e levados à Delegacia do Adolescente. Eles também foram liberados, mas vão por desacato e posse de arma branca.
As ações da Polícia Militar começaram às 6h e seguiram até o término do desfile e das manifestações, com abordagens, patrulhamentos e fiscalizações nos pontos de maior concentração de pessoas.
As primeiras abordagens ocorreram na Praça Santos Andrade, de onde foram encaminhadas sete pessoas, entre elas três adolescentes e um rapaz de 20 anos, que a princípio liderava o grupo. “Na mochila dele foram encontrados diversos objetos suspeitos, como uma máscara, pregos, sprays e um estilingue, entre outros”, disse o tenente-coronel Guilherme Teider Rocha, comandante do 12º Batalhão da PM e Subcomandante da “Operação 7 de Setembro”.
Durante o desfile, outras abordagens foram realizadas nas imediações da avenida Candido de Abreu, onde alguns carros foram pichados e apedrejados.
OPERAÇÃO - A ação aconteceu com um significativo aumento de efetivo e foi desencadeada no local do desfile e arredores, com prioridade à segurança da população que foi assistir ao desfile e em função das manifestações previstas para este sábado.
“A Polícia Militar respeita o direito dos cidadãos de manifestarem suas opiniões e não proíbe nenhuma manifestação, mas pede para elas ocorram sempre de forma pacífica. A polícia está sempre preparada para proteger os cidadãos, a liberdade de expressão e o patrimônio público, cumprindo a lei,” afirmou o comandante da “Operação 7 de Setembro”, coronel Milton Isack Fadel Júnior.
LITORAL – Houve também uma manifestação no Ferry Boat, no Litoral do Estado. Nenhuma ocorrência foi registrada devido ao trabalho intenso realizado pela PM, que montou bloqueios em ambos os lados para orientar o trânsito, os motoristas e garantir a segurança.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247