Caso de racismo contra aluno mobiliza estudantes e ganha dossiê na UFRGS
O estudante de Políticas Públicas da UFRGS Sérgio Renato da Silva foi alvo de ataques racistas por ser negro. Algumas das frases que o aluno chegou a ler foram negro "exala um cheiro típico"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entregaram à instituição um dossiê com denúncias de racismo contra Álvaro Hauschild, apontado como assediador e que seria doutorando de Filosofia na entidade. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo.
O estudante de Políticas Públicas da UFRGS Sérgio Renato da Silva foi alvo de ataques racistas por ser negro. A namorada dele, a psicóloga Amanda Klimick, de 23 anos, moradora de Porto Alegre (RS) é loura dos olhos verdes e chegou a ler uma mensagem que dizia "que vergonha", acompanhada de um emoji vomitando.
Em outras frases, Hauschild escreveu que negro "exala um cheiro típico", que "tem um cérebro programado para fazer o máximo de filhos que puder" e "consegue harmonizar bem na savana".
"Não foi só racismo", rebateu Amanda. "Foi uma quantidade gigantesca de absurdos, de crueldade, de machismo, de misoginia, de preconceito contra casais inter-raciais. É muito doloroso tudo que aconteceu. E imaginar que uma pessoa como ele está dentro de uma universidade, é um formador de opinião", complementou.
Segundo Renato da Silva, o que aconteceu foi uma afronta a toda uma raça. "Além do que aconteceu comigo, as novas denúncias contra ele colocam uma responsabilidade muito grande sobre a universidade, porque, a se confirmar a veracidade das informações, ela terá que expulsar o aluno", afirmou.
O doutorando afirmou que "tudo pode ser distorcido e jogado no ventilador para causar impacto e prejudicar a pessoa".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247