Carol Dartora: "Sérgio Camargo é o nível máximo da alienação, um Frankenstein"

Na última semana, o presidente da Fundação Palmares declarou ser “ridículo” ter orgulho do cabelo afro. A vereadora Carol Dartora rebateu: “hoje, isso aqui é resistência”. Assista na TV 247

Carol Dartora
Carol Dartora (Foto: Reprodução | Joka Madruga/Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A vereadora de Curitiba Carol Dartora (PT) comentou na TV 247 a declaração do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, sobre ser “ridículo” a população negra ter orgulho de seu cabelo. “Orgulhem-se de suas conquistas e por mérito e esforço. O cabelo do negro chama-se mesmo carapinha, bando de imbecis”, escreveu Camargo no Twitter na terça-feira (24).

“É o nível máximo da alienação, quando a pessoa se esvazia completamente e começa a reproduzir a lógica do opressor. Então você vê um homem, preto, reproduzindo essa lógica, odiando o próprio cabelo, rechaçando a própria raça, ridicularizando seus pares, é o nível máximo da alienação. Realmente é um Frankenstein. É um corpo negro com uma cabeça totalmente lavada e dominada pela branquitude”, avaliou Carol.

continua após o anúncio

A vereadora disse que os negros devem, sim, ter orgulho de seu cabelo: “hoje, isso aqui é resistência. Se eu não estou aqui analisada, se eu não estou aqui com chapinha, como fiz por anos na minha vida, mesmo sendo uma mulher que foi criada por uma família de militantes... Quando eu fui para a escola eu sofri todo esse processo de exclusão, que é o processo que toda a população negra sofre. Você chega na escola: ‘cabeça de Bombril’, ‘macaca’, toda aquela coisa. Sofri todas as violências que vocês podem imaginar, desde violência física até minha mãe ter que ir para a escola porque os meninos resolviam me chutar no final da aula simplesmente por eu ser uma mulher negra”.

Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247