Bajonas Teixeira: Globo lançou Moro ao STF

"O corpo ainda nem esfriou, e a Globo já colocou na rua uma campanha pró-Moro no STF para a vaga deixada por Teori Zavascki. Essa precipitação quase profanatória, visto que mal se deram as homenagens póstumas ao ministro do STF recém falecido, é uma ótima notícia para o governo Temer", diz o colunista Bajonas Teixeira, do Cafezinho; "Como a decisão cabe ao presidente da república, para conseguir a nomeação a Globo terá que arrefecer o bombardeio com que cerca o governo Temer nos últimos meses"

Sérgio Moro 
Sérgio Moro  (Foto: Leonardo Attuch)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Bajonas Teixeira, colunista do Cafezinho

O corpo ainda nem esfriou, e a Globo já colocou na rua uma campanha pró-Moro no STF para a vaga deixada por Teori Zavascki. Essa precipitação quase profanatória, visto que mal se deram as homenagens póstumas ao ministro do STF recém falecido, é uma ótima notícia para o governo Temer.

continua após o anúncio

Como a decisão cabe ao presidente da república, para conseguir a nomeação a Globo terá que arrefecer o bombardeio com que cerca o governo Temer nos últimos meses. Para quem não lembra, em meados de outubro a mídia, em especial a Globo, colocou no centro da cena oito nomes do PMDB, incluindo líderes, dirigentes e ministros de Temer (Picciani, Geddel, Moreira, Jucá, Cabral, Cunha, Sarney e Lobão). De lá para cá, a pressão só fez crescer.

Agora caberá a Temer nomear o novo ministro do STF. E se a Globo quer emplacar Sérgio Moro na cadeira de Teori, será preciso negociar uma trégua com Temer e pegar leve nas críticas e, sobretudo, na divulgação de notícias negativas (Leia-se: denúncias, inquéritos, suspeitas, acusações) contra o presidente golpista.

continua após o anúncio

Na manchete estampada no G1, a empresa procura vender a candidatura do juiz da Lava Jato como iniciativa do Judiciário. É o que diz o título: Juízes federais defendem nomeação de Moro para vaga de Teori no STF.

Segundo a matéria papa-defunto, “Um dia depois da morte do ministro Teori Zavascki em um acidente aéreo, uma corrente de juízes federais já defende que o presidente Michel Temer indique o juiz Sérgio Moro – responsável pela Lava Jato na primeira instância – para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF)”.

continua após o anúncio

Mas é fácil constatar que isso é uma farsa. Na verdade quem, “um dia depois da morte” de Teori defende a nomeação de Moro é a própria Globo.

O primeiro indício, é que faltam instituições representativas do Judiciário defendendo o nome de Moro. Das direções atuais da Associação  dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), só o presidente desta última, Roberto Veloso,  foi ouvido e não se posicionou positivamente em favor de Moro, mas desconversou. Segundo ele

continua após o anúncio

“O momento ainda é de muita consternação, muita dor e muito sentimento. Porque o ministro Teori era muito ligado à Justiça Federal. Foi desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (que atende RS, PR e SC), foi ministro do Superior Tribunal de Justiça, depois foi para o Supremo. Tudo isso, para nós um choque muito grande”.

O juiz Fausto De Sanctis, também ouvido, deu opinião negativa, ainda que ressaltando os méritos do agraciado da Globo: “Se por um lado é um juiz merecedor, por outro, talvez não seja a melhor resposta à Lava Jato”, afirmou.

continua após o anúncio

O motivo do descarte está em que, tendo Moro atuado como juiz de primeira instância na Lava Jato, teria inúmeras limitações para lidar com o processo na instância superior, o STF. Por isso, De Sanctis avalia que ele seria mais útil em Curitiba. Mas a Globo permeia a matéria com palpites dados por juristas anônimos (“Há quem interprete”) que indicam fórmulas, ou gambiarras jurídicas, que ‘solucionariam’ a situação.

O único ouvido que defendeu abertamente o nome de Moro, e que a matéria diz ser próximo a ele, foi o ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Paraná (Apajufe) Anderson Furlan:

continua após o anúncio

“Não existe outra pessoa no Brasil que conheça mais a Lava Jato que o Moro. O Teori talvez fosse a segunda pessoa no país que mais conhecesse. Para levar adiante, a pessoa precisa ter muito conhecimento. Se for nomeado agora uma pessoa não familiarizada, teria que estudar os milhares de volumes, conhecer os milhares de provas, ler os milhares de testemunhos”.

A conversa tem forma e tom de vendedor de carros usados, ou coisa pior. Dificilmente pode-se tomar como uma opinião fundada capaz de inspirar credibilidade por si mesma.

continua após o anúncio

E, por falar em tentativa de dar credibilidade, como se vê pela imagem que extraímos da home do G1, a manchete aparece sublinhada com palavras do ministro Marco Aurélio de Mello que diz apenas “é bom nome para o futuro”. Quem esperou esclarecer essa frase enigmática (que futuro? Daqui a um mês ou daqui a dez anos?) com a leitura da matéria, perdeu a viagem. No corpo do artigo sequer Marco Aurélio volta a ser citado.

Embuste completo. A Globo quer que Moro seja o “seu” juiz no STF. Vivêssemos num país sério essa matéria, que hoje talvez passe o dia inteiro pendurada na home do G1, e que será reproduzida em centenas ou milhares de sites no país, não seria jamais veiculada. O temor de ser tomada como uma farsa para influenciar a opinião pública recomendaria mais cautela.

Mas no Brasil, em que a mídia derruba uma presidente eleita e joga o país no caos, é possível que surta todos os efeitos esperados por seus autores e que, na próxima semana, as três associações de juízes citadas – AMB, Anamatra e Ajufe – obedecendo aos ditames da Globo, descubram que sempre defenderam Moro para o STF.

Ontem, no velório de Teori, ao começar sua entrevista, Moro não conseguiu disfarçar o alvoroço sentimental por ter seu nome cogitado para o STF. No seu rosto, como se viu em vídeo, os flashs das fotos se cruzavam com lampejos explícitos de vaidade, temperados com gaguejos de serviçal e humilíssima modéstia. Vamos acompanhar a evolução da farsa na próxima semana.

COMPARTILHE. Visite e curta a MÁQUINA CRÍTICA.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247