Após encontro com Dilma, Richa sai confiante
O governador Beto Richa (PSDB) fez uma avaliação positiva da audiência que teve com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília; Richa tratou de questões como a liberação de financiamentos, investimentos no litoral e nos portos paranaenses; "Saio confiante, principalmente com a possibilidade de que sejam liberados os recursos do Proinveste, destinado a investimentos em infraestrutura, que somam R$ 817 milhões", afirmou o tucano
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Agência de Notícias do Paraná - O governador Beto Richa fez uma avaliação positiva da audiência que teve nesta terça-feira (12/11) com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. Richa tratou de questões de interesse do Estado, como a liberação de financiamentos, investimentos no litoral e nos portos paranaenses.
"Conseguimos sensibilizar a presidente para atender o Paraná, os projetos apresentados pelo governo, inclusive liberação dos demais empréstimos requeridos", disse o governador. "Saio confiante, principalmente com a possibilidade de que sejam liberados os recursos do Proinveste, destinado a investimentos em infraestrutura, que somam R$ 817 milhões", afirmou Richa.
O governador disse à presidente Dilma que o Paraná é o único Estado que ainda não recebeu os recursos do Proinveste, uma linha de crédito aberta pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e operacionalizada pelo Banco do Brasil, para apoiar os estados brasileiros. "A presidente determinou ao secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, que agilize essa liberação", afirmou o governador.
Ele ressaltou que todas as exigências para a obtenção do empréstimo foram cumpridas pelo Estado, mesmo da parte da Secretaria do Tesouro Nacional.
"Está tudo devidamente atendido no que se refere aos documentos apresentados pelo Estado. Agora só precisamos da prorrogação do programa Proinveste, o que deverá ser decidido pelo Conselho Monetário Nacional", disse o governador.
PORTOS – No encontro, Beto Richa tratou também dos interesses do Porto de Paranaguá e do Porto de Pontal do Paraná. O governador destacou que a comunidade portuária do Estado elaborou o Plano de Desenvolvimento do Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO), que dá diretrizes para expansão das operações nos terminais paranaenses.
O projeto paranaense prevê dobrar, nos próximos 20 anos, a capacidade de Paranaguá. Por isso, várias lideranças do Estado estão reivindicando que a União avalie o PDZPO antes de lançar os editais de arrendamento de novas áreas portuárias.
MATINHOS – Richa também entregou o projeto executivo para a recomposição da faixa de praia de Matinhos. Elaborado pelo Estado contratou e já está cadastrado no sistema de convênios do Ministério da Integração Regional (049140/2013). A proposta prevê o engordamento de 7,5 quilômetros da faixa litorânea do município, além do paisagismo.
"É um projeto finalístico, resultado do esforço do Estado em apresentar propostas para o governo federal", disse. Richa destacou que já foram realizadas audiências públicas e as licenças ambientais estão liberadas para a execução das obras de revitalização da área. "A presidente disse que pode ajudar", afirmou o governador.
Participaram da audiência do governador Beto Richa com a presidente Dilma Rousseff o secretário chefe da Casa Civil do Paraná, Reinhold Stephanes, e a secretária estadual da Fazenda, Jozélia Nogueira, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; o ministro dos Transportes, César Borges, o ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira, além do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247