Após ser cassada, vereadora que denunciou saudação neonazista em SC sofre ameaças de morte

A vereadora teve o mandato cassado no sábado (4), por publicar um vídeo denunciando uma saudação nazista em frente à base do Exército na cidade de São Miguel do Oeste

Maria Tereza Capra e saudação nazista em ato antidemocrático
Maria Tereza Capra e saudação nazista em ato antidemocrático (Foto: São Miguel do Oeste/Divulgação | Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A vereadora Maria Tereza Capra (PT) recebeu na última sexta-feira graves ameaças de morte por e-mail. O texto afirma que a cassação de seu mandato era só o primeiro passo. "Vou cassar sua vida", diz a mensagem. Outras duas vereadoras do Estado também foram alvo de ataques pela internet.

Capra teve o mandato cassado no sábado (4), por publicar um vídeo em suas redes sociais denunciando uma saudação nazista em frente à base do Exército na cidade de São Miguel do Oeste.

continua após o anúncio

De acordo com reportagem do portal Terra, na mensagem enviada a Ana Lúcia Martins (PT), vereadora de Joinville, os principais insultos são racistas. A parlamentar é chamada de "macaca imunda" e o autor diz que ela deveria morrer porque é uma mulher negra. O mesmo e-mail contém xingamentos a Maria Tereza e também à vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), de Criciúma.

Ana Lúcia, que defendeu Maria Tereza em seu processo de cassação, registrou um boletim de ocorrência e uma manifestação no Ministério Público do Estado pedindo investigação. Em 2020, quando assumiu o mandato, Ana Lúcia, a primeira vereadora negra eleita na cidade, foi ameaçada de morte. O autor foi identificado e a investigação segue. "São pessoas intolerantes, racistas, que não aceitam a presença de uma mulher negra na Câmara", disse ela. "Temos o direito de exercer o nosso mandato. Não podemos ter a dignidade atacada por pessoas que nem conhecemos. Estamos sendo xingadas de macacas neste século. Estamos regredindo."

continua após o anúncio

A reportagem ainda informa que Giovana Mondardo recebeu o mesmo e-mail enviado à parlamentar cassada. Ainda mais violenta e ofensiva, a mensagem a cita como uma "prostituta". Em seguida, o autor diz que vai matá-la, assim como Maria Tereza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No texto há ainda a afirmação de que o gesto em frente ao quartel não era nazista, mas uma "saudação romana". Em ambos os e-mails o autor consta como sendo Vanirto Conrad (PDT), ex-presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste (SC). Ele nega a autoria. "Sou uma pessoa de bem, nunca fui racista. Não sei nem mandar um e-mail", disse. Ele afirmou que também iria registrar um boletim de ocorrência.

continua após o anúncio

PT irá recorrer 

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, usou suas redes sociais na madrugada deste domingo (5) para informar que o partido vai recorrer da decisão da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste (SC) que cassou o mandato de Maria Tereza Capra, por suposta quebra de decoro parlamentar.

A Defensoria Pública da União (DPU) cobrou esclarecimentos da Câmara sobre a cassação e manifestou preocupação sobre os aspectos jurídicos que levaram à decisão, ainda no sábado.

continua após o anúncio

"Guerreira"

A professora do Instituto Federal de Santa Catarina, Elenira Vilela, criticou a cassação da vereadora .“Maria Tereza Capra foi e é uma guerreira e lembrando Dilma Rousseff enfrentou com grandeza e dignidade seus algozes nazistas. Retornará à Câmara, vamos derrotar esses que a julgaram de forma injusta e a resposta virá”, disse ao Brasil 247.

“A ‘vitória’ deles é uma vitória de pirro. Estão e sempre estarão na lata do lixo da história”, completou Elenira.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247