"Zema coloca à venda o futuro de Minas Gerais", diz Pimentel

Ex-governador de MG criticou decisão de colocar à venda o Laboratório-Fábrica de Ímãs de Terras Raras, estratégico para o futuro do estado

Fernando Pimentel e Romeu Zema
Fernando Pimentel e Romeu Zema (Foto: Reprodução/Facebook | Gil Leonardi/Imprensa MG | Divulgação/Codemge)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), manifestou-se nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (24) para criticar a decisão de Romeu Zema (Novo) de colocar à venda o Laboratório-Fábrica de Ímas de Terras Raras (LabFabITR).

"O governo Zema mais uma vez mostra seu mais profundo desprezo pelas questões estratégicas de MG. Acaba de colocar à venda o Laboratório-Fábrica de Ímas de Terras Raras, que eu havia criado no meu governo. Terras raras são aqueles minerais estratégicos usados na fabricação de motores elétricos, que são o futuro da indústria automobilística no mundo inteiro" disse Pimentel.

continua após o anúncio

De acordo com o ex-governador, a presença de tal estrutura era estratégica para o estado "deixar de ser apenas um exportador de minério". O petista afirmou que seria possível "fabricar aqui as manufaturas, os componentes, os ímãs magnéticos que vão mover os carros elétricos do futuro, criando empregos pra juventude, criando uma nova tecnologia, enfim, apontando o caminho do futuro para MG."

"Zema colocou tudo isso à venda. E colocou à venda não só a empresa, mas colocou à venda o imóvel e os equipamentos, esquartejou a empresa, esquartejou o futuro de MG, mostrou todo seu profundo desconhecimento do que é a estratégia correta para fazer MG deixar de ser apenas um estado exportador de minério. Infelizmente é isso que temos", concluiu o ex-governador.

continua após o anúncio

Confira a nota "Zema coloca à venda o futuro de Minas Gerais" na íntegra:

Mais uma vez o governo Zema mostra a sua ignorância em relação aos temas estratégicos para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Na sua terceira tentativa nomeou gestores para a Codemge com competência para destruir o que estava sendo desenvolvido nos setores de tecnologia. Sem qualquer cerimônia Zema e a Codemge desconsideram as recomendações do Tribunal de Contas de Minas Gerais e queimam o dinheiro do povo mineiro.

O LABORATÓRIO- FÁBRICA DE IMÃS DE TERRAS RARAS - LabFab ITR foi resultado do cumprimento de recomendações apresentadas pelo TCE-MG, que em seu relatório do Balanço Geral do Estado N.951454, aprovado em sessão extraordinária de 09/07/2015, solicitou ao Poder Executivo:
1- Promover acordo jurídico com a CBMM que lhe garanta direitos sobre a exploração dos rejeitos, já estocados ou não, obtidos com a exploração das jazidas de minério de pirocloro;
2- Elaborar estudo de viabilidade econômica da exploração e comercialização de produtos de terras raras.

As terras raras são minerais associados ao pirocloro e constituem rejeitos da extração e beneficiamento de nióbio cujos direitos de lavra pertencem à Codemig e CBMM e são classificados como minerais estratégicos pelo governo federal por viabilizar, por exemplo,  os imãs permanentes. Esses imãs constituem componentes essenciais na fabricação de motores elétricos de alta performance indispensáveis, entre outros, para a mobilidade elétrica e transição energética.

O empreendimento com investimento previsto de R$ 130 milhões foi realizado com a assistência técnica da Fundação CERTI e Univ. Federal de Santa Catarina, responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia de fabricação de materiais magnéticos.

EDITAL
Em 21/6/2022 a Codemge publicou edital para venda do empreendimento na modalidade maior oferta, ocultando, entretanto, o preço mínimo a ser alcançado. Além disso não se identificou no Edital nenhuma obrigação do adquirente usar os bens para desenvolver, produzir e comercializar imãs de terras raras. Em tese, os equipamentos adquiridos poderão simplesmente ser revendidos e o imóvel destinado para outras finalidades.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247