Vereador bolsonarista é condenado pelo crime de transfobia
O parlamentar de Niterói Douglas Gomes (PL) chamou a vereadora trans Benny Briolly (Psol) de "homem"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A juíza Claudia Monteiro Albuquerque, da 2ª Vara Criminal de Niterói, condenou o vereador Douglas Gomes (PL) após o bolsonarista chamar a vereadora trans Benny Briolly (Psol) de "homem". O parlamentar se posicionou contra o fato de homens biológicos usarem banheiros femininos em shopping da cidade. Transfobia é crime. Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou comportamentos homofóbicos e transfóbicos ao crime de racismo.
De acordo com o portal G1, o vereador não ficará preso. Conforme a lei penal, ele deverá prestar serviços à comunidade durante 5 horas semanais e fornecer uma cesta básica no valor de um salário mínimo à uma instituição determinada pelo Judiciário.
A vereadora Benny Briolly comemorou a condenação. "Urgente e histórico! Vereador bolsonarista, @verdouglasgomes, aqui de Niterói, é o primeiro parlamentar condenado pelo crime de transfobia no Brasil, por uma ação movida por minha mandata. O criminoso recebeu ontem, no dia do orgulho LGBTQIAP+, 1 ano e 7 meses de prisão!", postou Benny.
A parlamentar também recebeu ameaças de outro bolsonarista, o deputado estadual Rodrigo Amorim, ex-PSL e atualmente no PTB. Em um e-mail disparado de sua conta oficial na Assembleia Legislativa, ele diz já "estar contando as balas".
O petebista foi o mesmo que quebrou a placa da ex-vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada pelo crime organizado em março de 2018 na região central do município do Rio, onde o homicídio aconteceu em um lugar sem câmeras.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247