Uso de drogas "K", que transformam pessoas em "zumbis", explode em São Paulo

Até mesmo crianças são vítimas do entorpecente

Integrante de ONG ajuda criança que utilizou droga K
Integrante de ONG ajuda criança que utilizou droga K (Foto: Arquivo Pessoal)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O número de casos de intoxicação relacionados às drogas conhecidas como "K", que têm como base canabinoides em forma sintética, na cidade de São Paulo, explodiu em 2023, segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira (20). Até mesmo crianças são vítimas do entorpecente. A reportagem é do Metrópoles

No ano passado, foram registrados 99 casos em todo o período, enquanto nos primeiros meses de 2023 já foram registrados 411 casos. A SMS também informou que, entre janeiro e 20 de abril de 2023, foram registradas 216 intoxicações por canabinoides sintéticos, e nos últimos dois meses, houve mais 195 registros. As drogas K (K2, K4, K9 e spice) apresentam alto potencial prejudicial para os usuários, podendo levar à morte. 

continua após o anúncio

O "efeito zumbi" é uma das reações características associadas ao uso dessas drogas. Especialistas apontam que o efeito é causado pela presença de quetamina na composição da droga, bem como de fentanil. Fora do ambiente hospitalar, o uso abusivo dessas substâncias pode ser fatal.

A Secretaria da Saúde do Estado de SP informou que drogas sintéticas podem causar uma série de efeitos colaterais graves, entre eles:

continua após o anúncio
  • paranoia
  • ansiedade
  • alucinações
  • convulsões
  • insuficiência renal
  • arritmias cardíacas
  • até a morte

Devido aos seus efeitos, a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) chegou a proibir o consumo dessas substâncias na região da Cracolândia, no centro de São Paulo.

No dia 19 de abril, a SMS divulgou uma nota técnica com diretrizes para a assistência às intoxicações por canabinoides sintéticos entre a população infanto-juvenil na Rede de Atenção Psicossocial. A SMS informou que está em andamento a capacitação dos profissionais de saúde da rede pública, visando instruí-los sobre os danos causados pelo uso dessa substância. O objetivo é fornecer suporte adequado e eficaz aos jovens que possam estar enfrentando problemas relacionados a essas intoxicações.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247