Um Imperator para o sambista João Nogueira

Homenagem tem a mesma dimensão do que foi o artista para o Rio; no Méier, zona norte, prédio que abrigou o maior cinema da América Latina e foi palco de espetáculos, abre as portas em junho com nome do músico nascido e criado no bairro; após 16 anos, volta a ser espaço de cultura no Rio



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Stephania Mello_247 - O prédio do antigo Imperator será, a partir de 12 de junho, o Centro Cultural João Nogueira. A velha casa de espetáculos foi também o maior cinema da América Latina, mas ficou abandonada por 16 anos e, após 18 meses em obras, ganha novos contornos, novas salas de cinema para mais de 300 pessoas, teatro, restaurante, sala de exposições, livraria, café e bistrô. Um espaço digno de receber o nome de um dos grandes compositores e cantores de samba da música popular brasileira, o artista João Nogueira. Ele terá um espaço permanente que vai abrigar o acervo de suas composições.

O terreno da rua Dias da Cruz, 170, no Méier, bairro da zona norte da cidade era do Estado e passou a ser do município. A Prefeitura reformou como parte do projeto de resgate e valorização desta área da cidade; investiu R$ 21 milhões na obra para o espaço de convivência e cultura, por meio da RioUrbe, empresa pública vinculada a administração municipal. 

"Isso aqui é a alma do Rio de Janeiro e esse vai ser um espaço de demonstração de amor e carinho de todos os cariocas, para as pessoas se divertirem, se encontrarem e confraternizarem, desfrutando de muitos shows, oficinas, apresentações e lazer", disse o prefeito Eduardo Paes.

continua após o anúncio

O novo prédio tem três andares e um terraço verde de 1.200 metros quadrados com um restaurante e duas salas de cinema, além de um teatro.

O filho de João Nogueira, o também músico Diogo Nogueira, visitou as instalações junto com sua mãe, Angela Maria Nogueira, viúva do homenageado. Ela disse que a reforma é um presente para os moradores da região. "Estão resgatando o Méier através desse centro cultural. E essa homenagem é muito justa porque o João nasceu e foi criado aqui e viveu todas as coisas nesse bairro. Agradeço a iniciativa da Prefeitura que abraçou este projeto, que era uma necessidade grande para a população dessa região. E é um presente para todos ter um espaço para convivência, lazer, cultura e entretenimento. Tenho certeza de que o João está muito feliz, onde quer que esteja", falou.

continua após o anúncio

O Imperator

O Imperator foi aberto ao público em 1954 como Cine Imperator, o maior cinema da América Latina, com capacidade para 2.400 pessoas. Durante décadas foi uma referência na cidade mas, em 1986, com o declínio da freqüência às salas de cinema de rua, o Cine Imperator fechou as portas. Cinco anos mais tarde, reabriu como casa de shows e espetáculos para receber grandes nomes da música nacional e internacional. Pisaram em seu palco Bob Dylan, Tina Turner, Stevie B, Roberto Carlos, Tom Jobim, Caetano Veloso, Barão Vermelho, entre muitos outros. Em 1995, o Imperator foi fechado definitivamente.

continua após o anúncio

João Nogueira

Nascido em 12 de novembro de 1941, o sambista do Méier, aos 17 anos, já era diretor de um bloco carnavalesco no bairro. Teve suas obras gravadas por Clara Nunes, Elizeth Cardoso, Eliana Pittman e muitos outros. Integrou a ala de compositores da Portela e fundou também o bloco “Clube do Samba”, que ajudou a revitalizar o Carnaval de rua carioca. Faleceu em 2000, vitimado de um enfarte.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247