TSE mantém multa a Tarcísio de Freitas por propaganda antecipada nas eleições

A análise do caso foi iniciada após representação do Partido da Mulher Brasileira

O governador de SP, Tarcísio de Freitas
O governador de SP, Tarcísio de Freitas (Foto: Isadora de Leão Moreira/Governo de São Paulo)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a multa de R$ 5 mil imposta ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por propaganda eleitoral antecipada no ano passado. A Corte julgou recurso dele contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A análise do caso foi iniciada após representação do Partido da Mulher Brasileira.

Nas redes sociais, o então pré-candidato havia publicado um vídeo com as frases "São Paulo precisa de Tarcísio Gomes de Freitas no comando" e "Agora chegou a nossa vez. Chegou a vez de São Paulo. É hora de Tarcísio". De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, ministros entenderam o conteúdo como pedido explícito de voto, o que é proibido antes do início oficial da campanha eleitoral pela legislação.

continua após o anúncio

"Com relação aos autos, apesar das alegações em contrário do agravante, as expressões contidas na mensagem veiculada no vídeo e referidas no acórdão regional revelam nitidamente a intenção de pedido de voto, adequando-se à definição de propaganda eleitoral, conforme entendimento mais recente desta Corte Superior", disse.

Em nota, o governador informou por meio da assessoria que a campanha eleitoral dele foi efetuada "com total respeito às leis eleitorais" e que ele tem prestado esclarecimentos à Justiça Eleitoral "sempre que solicitado".  Tarcísio foi eleito governador do São Paulo no segundo turno das eleições de 2022 com 55,27% dos votos válidos (13, 4 milhões de votos).

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247