Teatro Dulcina tem ocupação cultural

Espao da Funarte na Cinelndia recebe projeto Dulcina Abraa o Sul; primeiro espetculo nesta quarta-feira, s 19h; nica apresentao de texto de Shakespeare ser encenado pela Cia Stravaganza; no final de semana programao continua



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Brasil - A partir desta quarta-feira (11), o Teatro Dulcina, na Cinelândia, centro do Rio, abriga um projeto de ocupação artística que trará ao público carioca, a preços acessíveis, espetáculos das principais companhias teatrais gaúchas, além de oferecer cursos, oficinas e visitas guiadas gratuitas. O projeto Dulcina Abraça o Sul vai apresentar no tradicional teatro, um dos três pertencentes à Fundação Nacional de Arte (Funarte) na cidade, produções que, apesar de bem sucedidas no Rio Grande do Sul, não tiveram a oportunidade de chegar ao circuito carioca.

Criado pela produtora Culturama, juntamente com as principais companhias teatrais do Rio Grande do Sul, o projeto está inserido na diretriz da Funarte de fazer com que o público se aproxime mais do teatro. “Imaginamos uma ocupação totalmente voltada à formação de plateias, criando espaços para a comunidade, estudantes e frequentadores do entorno”, destaca o coordenador da ocupação, Pablo Oliveira.

A abertura da programação, às 19h de hoje, será com uma apresentação única de A Comédia dos Erros, texto de William Shakespeare, encenado pela Cia Stravaganza, com direção de Adriana Mottola. Nos finais de semana seguintes, de 13 a 22 de abril, a atração será o espetáculo Isaías in Tese, da companhia Depósito de Teatro. Até o final de julho, mais de dez companhias gaúchas se revezarão no palco do Dulcina, apresentando textos dramáticos e de humor, de autores nacionais e estrangeiros.

continua após o anúncio

Os ingressos custarão R$ 20 e R$ 10 (meia), mas às sextas-feiras as peças terão entrada franca. “Queremos dar ao público a oportunidade de participar ativamente da programação do Dulcina”, afirma Pablo Oliveira. Com o mesmo objetivo, nas segundas e terças-feiras de cada semana, atores integrantes do projeto percorrerão a Cinelândia realizando pequenas encenações, de três a cinco minutos, para divulgar a programação.

Nas quartas-feiras, serão realizadas oficinas gratuitas de teatro, circo e dança, e às quintas-feiras, o curso, também grátis, A Construção do Espetáculo, com duração de quatro meses. Também nas quintas, haverá das 14h às 17h uma visita guiada gratuita, com a atriz Fernanda Nascimento caracterizada de Dulcina de Moraes (1908-1996), grande dama do teatro brasileiro que adquiriu em 1952 a sala de espetáculos carioca, desde 1977 pertencente à Funarte.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247