Saúde lança cartilha para o Dia Mundial da Síndrome de Down

O Sistema nico de Sade (SUS) lana manual para esclarecer a populao sobre a doena; no pas mais de 4,5 milhes de pessoas tm algum tipo de deficincia; sesso especial no Senado comemora do dia, institudo nesta quarta-feira pela Unio



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Brasil – O Diário Oficial da União publica nesta quarta-feira (21) - Dia Mundial da Síndrome de Down - um anexo que define o Manual de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down. Os detalhes contidos no texto serão publicados no site do Ministério da Saúde . No Brasil há cerca de 4,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o manual, o governo espera esclarecer dúvidas e colocar à disposição do público informações detalhadas sobre como proceder quanto ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas com deficiência. O texto da cartilha foi elaborada com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), que forneceu dados sobre o atendimento e a qualificação de profissionais e equipes públicas.

Em comemoração à data de hoje, o Senado promove sessão especial. É a primeira vez que o dia será celebrado em 193 países, após a aprovação de uma moção apresentada pelo Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).

continua após o anúncio

A sessão no Congresso será comandada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e deve contar com a presença dos ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Alexandre Padilha (Saúde). No ano passado, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. O objetivo é proporcionar autonomia e inclusão social aos por tadores de deficiência.

Ao celebrar em Plenário o Dia Internacional da Síndrome de Down, o senador Wellington Dias (PT-PI) defendeu a melhoria na rede pública de atendimento a portadores da síndrome. No entanto, salientou o senador, um dos maiores avanços que se precisa alcançar é a superação do preconceito contra as pessoas afetadas pela síndrome.

continua após o anúncio

Wellington Dias informou ainda a realização, pela Câmara dos Deputados, de uma série de eventos relativos ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Ele destacou também ações que estão sendo desenvolvidas em seu estado que beneficiam pessoas com deficiência.

Em apartes, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Lídice da Mata (PSB-BA) e Lindbergh Farias (PT-RJ) parabenizaram Wellington Dias pelo pronunciamento.

continua após o anúncio

Escola Casa Meio Norte

No mesmo discurso, Wellington Dias parabenizou duas professoras da Escola Casa Meio Norte, do Piauí, que receberam nesta segunda-feira (19), da presidente Dilma Rousseff, a condecoração da Ordem Nacional do Mérito, pelo trabalho que vêm desenvolvendo há dez anos na Vila Cidade Leste, bairro da periferia de Teresina.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247