Russomanno adota discurso de Bolsonaro: 'se essa vacina é tão boa assim, vai lá, começa na China'

"Eu quero muito, todos aqui querem uma vacina. Mas se ela é tão boa assim, mas se essa vacina é tão boa assim, vai lá, começa na China, aplicando nas pessoas", disse o candidato a prefeito de SP Celso Russomanno (Republicanos)

Celso Russomanno e Jair Bolsonaro
Celso Russomanno e Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomanno (Republicanos) afirmou nesta quarta-feira (4) que a vacina contra o coronavírus deveria ser testada em quem já está doente, além de crianças e idosos. 

"A vacina está sendo testada em adultos sãos, nenhum com covid. Não está sendo testada em crianças, não está sendo testada nos idosos e não está sendo testada nos doentes. São as etapas por onde uma vacina deve passar. Isso não está acontecendo", disse ele durante evento na Associação Paulista de Imprensa.

continua após o anúncio

"Os efeitos colaterais imediatos a gente pode prever, mas os a longo prazo, não. Toda vacina tem que passar por esse processo. Eu quero muito, todos aqui querem uma vacina. Mas se ela é tão boa assim, mas se essa vacina é tão boa assim, vai lá, começa na China, aplicando nas pessoas", complementou.

O discurso seguiu a linha de Jair Bolsonaro, que tem atacado a China por causa da pandemia. No mês passado, ele cancelou o acordo firmado pelo Ministério da Saúde para a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

continua após o anúncio

A afirmação do candidato é oposta ao propósito básico de uma vacina - ela é um imunizante, e não um medicamento, ou seja, o objetivo é prevenir uma doença, não curar.

Ao jornal O Estado de S.Paulo, o médico infectologista Jamal Suleiman, do Hospital Emílio Ribas, afirmou que "isso mostra o absoluto desconhecimento de como funciona um ensaio clínico".

continua após o anúncio

De acordo com o especialista, autoridades sempre começam os testes em adultos não idosos antes de passarem a incluir crianças e pessoas de idade. "Idosos vão perdendo a sua capacidade de resposta imunológica, um fenômeno conhecido há pelo menos um século", acrescentou ele, ao explicar o por que de os teste nos mais velhos ficarem para segundo plano.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247