Rio anuncia parcerias com World Bike Tour

O secretrio de Transportes do estado, Julio Lopes, deu a notcia nesta segunda-feira; acordos vo incentivar ciclismo como meio de transporte em projetos apoiados pelo estado; devem complementar o programa Rio - Estado da Bicicleta que j est em andamento; dia 1 de abril acontece o passeio ciclstico do WBT



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rio_247 - O secretário de Transportes do estado do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira (26), parceria com a World Bike Tour. O acordo prevê uma série de acordos referentes a projetos de estímulo ao uso de bicicletas como meio de transporte alternativo no Rio de Janeiro. No próximo dia 1º de abril acontece o passeio ciclístico que fecha o evento na cidade do Rio. Seis mil ciclistas percorrerão 11 quilômetros do Aterro do Flamengo à Praia de Copacabana. O evento é produzido pelo Grupo Sportis, agência portuguesa de eventos esportivos.

O governo do Rio de Janeiro firmou hoje (26) acordos para estimular o uso de bicicletas como meio de transporte. O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, disse que a meta do governo é passar dos atuais 3% para 10% o deslocamento por bicicleta.

"O que é importante nesse programa não é o que estamos fazendo e sim o que nós induzimos que seja feito. Que os prefeitos, os secretários municipais de transportes, a população em geral, passe a ver a bicicleta como uma opção modal importante para contribuição da sustentabilidade e para qualidade de sua vida", disse Lopes.

continua após o anúncio

A assinatura ocorreu na semana que antecede o World Bike Tour, passeio ciclístico do próximo domingo (1), que ocorrerá pela primeira vez no Rio de Janeiro.

A Secretaria de Transportes tem programa de incentivo ao uso da magrela, o Rio - Estado da Bicicleta, lançado há três anos. O uso de bicicletas na Região Metropolitana do Rio dobrou, desde 2004. De acordo com a ONG Transporte Ativo, de 600 mil viagens para um milhão e duzentas mil. Hoje, são mais de 600 mil ciclistas. Para estimular essa cultura do transporte alternativo, a Secretaria de Transportes lançou há três anos o programa Rio - Estado da Bicicleta, que apresenta de 28 de junho a 4 de julho a história do meio de transporte sustentável na exposição “Bicicleta, histórias e curiosidades”.

continua após o anúncio

A conscientização do uso do transporte para diminuir as emissões de gases na atmosfera e desafogar o trânsito através de três subprogramas: educacional, que prevê palestras, promocional, através de eventos, e operacional, por meio do desenvolvimento de projetos. Segundo o coordenador, Mauro Tavares, uma das ações é a criação do Plano de Transportes Não Motorizados.

"Através de um convênio firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa Rio - Estado da Bicicleta contratou um consórcio internacional para desenvolver políticas públicas de transportes não motorizados para nortear os municípios a dotar infraestrutura capaz de garantir mobilidade segura e adequada para pedestres e ciclistas. O plano prevê ainda o desenvolvimento de projetos para a implantação de ciclovias, ciclofaixas e bicicletário", afirmou o coordenador.

continua após o anúncio

No dia 1º de abril, o World Bike Tour - evento que acontece pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro realiza um passeio ciclístico para chamar a atenção sobre a viabilidade do transporte alternativo. Seis mil pessoas vão pedalar um percurso de 11km, que vai do Aterro do Flamengo à Praia de Copacabana, promovendo a filosofia de prática esportiva e hábitos de vida saudáveis e inclusivos. Réplica de bicicleta, com oito metros de altura está na Praia de Copacabana desde o início do mês, em tenda montada pela organização do evento.

"O dia do evento é apenas o fechamento de um ciclo de atividades incentivadoras e de promoção da vida saudável: a bicicleta gigante, a volta ao mundo, o road show, o seminário internacional e o Kids World Bike Tour. O grande passeio ciclístico será algo único e singular, sempre reforçando o estímulo ao esporte de lazer e ao uso da bicicleta como meio de transporte amigo do ambiente. Queremos voltar ao Rio de Janeiro no futuro e ver que plantamos uma semente", destacou o presidente do Comitê World Bike Tour, Diamantino Nunes.

continua após o anúncio

O projeto, que está em fase de globalização, teve seu início em 2006, na cidade de Lisboa, em Portugal, com a travessia da Ponte Vasco da Gama, e vem crescendo a cada ano. De lá para cá, mais de 160 mil pessoas, de centros como Porto, Madri e São Paulo, marcaram presença neste grande passeio ciclístico, cuja concorrência para inscrições é elevada. Para a edição do Rio de Janeiro, mais de 50 mil pessoas se inscreveram no site oficial (www.worldbiketour.net). Os participantes foram definidos mediante sorteio eletrônico e, mediante o pagamento de R$ 200 de inscrição, vão receber a bicicleta exclusiva do WBT-RJ no dia do evento, além de um kit com material esportivo e de segurança.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247