PSOL pede cassação de vereador que chamou ex-prefeito Celso Pitta de "negro de alma branca"

A vereadora Luana Alves, líder do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo, protocolou representação para cassar o vereador Arnaldo Faria de Sá (PP), que se referiu ao ex-prefeito Celso Pitta como "negro de alma branca"

(Foto: Reprodução | Antonio Augusto/Câmara dos Deputados)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A vereadora Luana Alves, líder do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo, protocolou representação para cassar o vereador Arnaldo Faria de Sá (PP), que na segunda-feira, 12, se referiu ao ex-prefeito Celso Pitta como "negro de alma branca".

Segundo a vereadora do PSOL, o vereador do PP foi racista ao ofender a dignidade do ex-prefeito negro. Ela alega que o vereador cometeu quebra de decoro, que é passível de punição com a cassação do mandato.

continua após o anúncio

"Não há que se falar que o ato praticado pelo vereador Faria de Sá reproduz um mero 'costume', ou que se trata de um equívoco. Trata-se, na verdade, da reprodução de um fenômeno histórico de discriminação racial, que ainda hoje causa dores, normaliza violências, dizimina povos e provoca genocidio da população negra", diz o texto.

Sá citou o ex-prefeito ao lembrar que foi secretário de Governo. "Eu me preocupei com um negro, que era o Pitta, o prefeito da capital, que estava escorraçado, estava sendo atacado, vilipendiado", disse. 

continua após o anúncio

"Derrotei o impeachment, ele levou seu mandato até o final. Eu estava preocupado com um negro de verdade, negro de alma branca como as pessoas costumam dizer, não podemos ter essa preocupação de não estar preocupado com todos", disse.

Em seguida, o vereador afirmou que ‘errou’. “Não quero discutir com ninguém, quero pedir desculpas humildemente", declara.

continua após o anúncio

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247