Promotoria de SP investiga médicos por omissão de casos do coronavírus

Hospital Sancta Maggiore teria omitido a presença de pacientes infectados no estabelecimento. Ao menos cinco morreram

(Foto: Divulgação/Hospital Sancta Maggiore)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Ministério Público de São Paulo instaurou uma investigação criminal para apurar possível omissão por parte das equipes médicas do hospital Sancta Maggiore e Santa Catarina em ações obrigatórias de combate ao coronavírus.

Conforme afirmou a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o hospital Sancta Maggiore, da rede Prevent Senior, deixou de comunicar às autoridades sanitárias a existência de pacientes infectados pelo vírus, como Manoel Messias de Freitas Filho, 62, que morreu em decorrência da contaminação.

continua após o anúncio

Uma fiscalização realizada pela Prefeitura no hospital encontrou mais pacientes infectados pela doença cuja situação era desconhecida pelas autoridades. Esse tipo de comunicação é obrigatório por lei.

Ao menos cinco pessoas internadas nessa unidade morreram em decorrência da Covid-19, mas esses casos foram conhecidos apenas depois das mortes, pela televisão. O artigo 269 do Código Penal prevê pena de detenção de seis meses a dois anos, além de multa, a médico que deixa de denunciar às autoridades doença cuja notificação obrigatória por leis federais e estaduais.

continua após o anúncio

“Nesse caso, como houve morte, a pena ainda é aumentada em até o dobro. Isso, em relação a cada morte, sem prejuízo que se possa futuramente, em caso de denúncia, até pensar em um concurso material de delitos. Ou seja, essa pena é aplicada para cada omissão”, disse a promotora Celeste Leite dos Santos, coordenadora do Avarc (Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução de Conflitos) do Ministério Público paulista.

“Cada vez que foi constatado que havia caso da Covid-19 e o médico deixou de notificar as autoridades competentes, houve a prática de um crime. E isso será apurado detidamente pelo Ministério Público. Nós iremos investigar quais foram as vítimas, ouvir seus familiares”, disse a promotora.

continua após o anúncio

A Promotoria quer que os órgãos de vigilância sanitária encaminhem cópia do relatório de vistoria aos hospitais, com qualificação completa de todas as vítimas de Covid-19 que estiveram internadas nas unidades e cuja situação foi omitida pelos órgãos.

O Ministério Público também solicita que se leve a termo uma vistoria no hospital Santa Catarina. Segundo a Promotoria, o coordenador do centro de contingência contra o coronavírus em São Paulo, David Uip, disse que o estado não tinha sido informado pelo Santa Catarina da morte de um paciente de 70 anos no último dia 20.

continua após o anúncio

Além disso, pede identificação dos médicos que tinham obrigação de comunicar os casos às autoridades, mas deixaram de fazê-lo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247