Portadores de deficiência visitam a linha 4 do Metrô

Vinte portadores de deficincias intelectuais e seus familiares conheceram os mil metros de tneis j escavados e o trajeto traado que ser concludo at 2015; esto previstas adaptaes em todas as estaes da nova linha



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A preocupação com a acessibilidade foi tema do encontro entre engenheiros da RioTrilhos, 20 portadores de deficiências intelectuais e seus familiares na manhã deste domingo (20/11), no canteiro de obras da Linha 4 (Barra-Gávea) do metrô, na Barra da Tijuca. Durante o encontro, os 40 visitantes conheceram os mil metros de túneis já escavados e o trajeto traçado, que será concluído até 2015.

Apesar de promover visitas guiadas abertas ao público todo último domingo de cada mês, esta é a primeira vez que portadores de necessidades especiais participam do passeio. Segundo o engenheiro da Secretaria de Transportes, Luiz Moreira, responsável pela fiscalização da obra, o objetivo é antecipar para a população a preocupação do consórcio executor com a questão da acessibilidade.

- Esse é um belo exemplo que a sociedade deve dar. Nossa preocupação é atender a todos, independente de sua condição. É gratificante conhecer de perto esses casos, e principalmente, saber que eles têm dificuldades, mas podem se integrar. A grande estratégia é antecipar para o usuário o que está sendo feito e torná-lo parceiro. Moradores de locais por onde passam as obras são sacrificados, mas a partir do momento que você mostra o progresso, em vez de nos criticar, eles se mostram a favor do projeto e envolvem outras pessoas – afirmou o engenheiro.

continua após o anúncio

Segundo Luiz, todas as estações da Linha 4 - Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz - terão calçadas acessíveis, elevadores para transporte de cadeirantes até a plataforma de embarque, limitadores para deficientes visuais e sinalização para deficientes auditivos, respeitando a lei de acessibilidade. As que ainda não atendem a legislação estão sendo adaptadas, para garantir mais conforto e a satisfação dos usuários.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247