Policias presos por extorsão em Macabu

Corregedoria da Polcia Civil descobre golpe do registro falso na cidade de Conceio de Macabu, interior fluminense; delegado, trs inspetores, guarda municipal e advogado envolvidos em esquema de extorso foram presos na manh desta quinta-feira no municpio; quadrilha faturou cerca de R$ 284 mil



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rio_247 - Policiais da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do estado do Rio de Janeiro realizaram, na manhã desta quinta-feira (29), a Operação Macabu. Na ação, foram presos um delegado e três inspetores da Polícia Civil, além de um guarda municipal e um advogado, acusados de extorquir comerciantes da cidade de Conceição de Macabu. Policias cumpriam seis mandados de prisão e nove de busca e apreensão, após seis meses de investigação.

De acordo com o corregedor Gilson Emiliano, as investigações tiveram início em setembro de 2011, a partir de denúncias de comerciantes da região sobre a atuação dos policiais que, na época, eram lotados na 122ª DP (Conceição de Macabu). Segundo ele, o guarda municipal atuava como informante da quadrilha, passando para os agentes da 122ª DP irregularidades no comércio local. O dono do estabelecimento era preso em flagrante e levado à delegacia, onde era mantido até pagar uma quantia estipulada para que o registro não fosse realizado e ele liberado. O advogado, integrante da quadrilha, agia como negociador entre o bando e a vítima.

Ainda segundo o delegado, o inquérito foi instaurado em novembro do ano passado, as vítimas foram identificadas, ouvidas e reconheceram os envolvidos como autores da extorsão. Foram recolhidos extratos bancários de saques das contas dos comerciantes comprovando o pagamento aos acusados. Durante as investigações, os policiais da corregedoria descobriram que a quadrilha chegou a faturar R$ 284 mil com as extorsões.

continua após o anúncio

A Corregedoria pediu prisão preventiva dos envolvidos. Mandatos de prisão foram expedidos pela Vara Criminal de Conceição de Macabu. Os acusados vão responder pelos crimes de extorsão, extorsão mediante sequestro, formação de quadrilha armada, prevaricação e usurpação da função pública. Com um dos policiais civis foi apreendida uma arma com numeração raspada.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247