Polícia teve que agir em ação social nas cracolândias da Zona Norte

O secretrio de Assistncia Social, Rodrigo Bethlem, disse que entrada nas comunidades no pacificadas "foi difcil hoje"; 100 pessoas usurias de crack foram acolhidas, entre elas 12 crianas; operao aconteceu nas cracolndias de Manguinhos, Mandela, Arara e Coria



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Rio - A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta quinta-feira, dia 15, mais uma operação para retirada de população em situação de rua e de usuários de drogas das “cracolândias” das comunidades de Manguinhos, Mandela, Arara e Coreia, na Zona Norte. Ao todo, foram realizados 95 acolhimentos, sendo 83 adultos e 12 crianças e adolescentes. Essa foi a 13ª ação conjunta de enfrentamento ao crack realizada pela Prefeitura do Rio em 2012.

O secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, comentou o resultado da operação que, mesmo com apoio policial, teve momentos de tensão:

"Nossa entrada foi bastante difícil hoje. Os assistentes sociais da SMAS só puderam trabalhar com reforço de agentes de três batalhões desta área. O panorama que encontramos nas cracolândias de comunidades ainda não pacificadas é esse. Já fizemos 75 ações desse tipo desde março do ano passado e retornaremos a esta ou a qualquer outra comunidade enquanto a presença da Assistência Social se fizer necessária", disse.

continua após o anúncio

A ação teve início às 7h e contou com o apoio de policiais dos 22º (Maré), 23º (Leblon) e 6º BPM (Tijuca). O trabalho de acolhimento foi realizado por 35 funcionários da SMAS, dentre assistentes e educadores sociais e psicólogos. Na localidade foram apreendidas facas e material para consumo de crack.

 Após o processo de identificação na polícia, todos serão encaminhados aos abrigos da rede socioassistencial do município. As crianças, em especial, irão para a Central de Recepção Carioca, no Centro, onde serão avaliadas sobre a necessidade de abrigamento compulsório por uma equipe multidisciplinar formada por médico, assistente social, psicólogo, psiquiatra, enfermeiros e educadores sociais.

continua após o anúncio

Desde o dia 31 de março de 2011, foram realizados 3.579 acolhimentos nas operações conjuntas em cracolândias da cidade do Rio de Janeiro (3.035 adultos e 544 crianças e adolescentes).

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247