Polícia Militar proíbe uso de “mata leão” em abordagens policiais no estado de São Paulo

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou nesta sexta-feira a proibição do golpe chamado "chave cervical", o popular “mata leão”, nas abordagens da Polícia Militar paulista

Homem agredido pela Polícia Militar
Homem agredido pela Polícia Militar (Foto: Ponte Jornalismo)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (31) que o golpe de imobilização chamado chave cervical, o popular “mata leão”, está proibido nas abordagens policiais, após uma revisão no manual de defesa pessoal da PM. A informação é do portal G1. 

Em nota, a Polícia Militar paulista confirmou a revisão, dizendo que “busca permanentemente aperfeiçoar a prestação de serviço à sociedade e modernizar seus protocolos de atuação”. “Atualmente, a instituição realiza estudos para avaliar as técnicas de contenção durante as detenções de suspeitos, sendo que a chave cervical não mais será empregada”, afirmou.

continua após o anúncio

A proibição do “mata leão” acontece alguns dias após a publicação de um vídeo, em 24 de julho, que mostra policiais militares sufocando, através da chave cervical, um jovem negro na cidade de João Ramalho, no interior de São Paulo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247