Perfurações feitas pela Vale causaram rompimento da barragem em Brumadinho, diz PF
De acordo com a PF, a parte mais baixa da barragem da Vale em Brumadinho (MG) tinha um material mais fino, de baixa capacidade de suporte
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Polícia Federal informou nesta sexta-feira (26) que as perfurações verticais foram a causa da liquefação (passagem do estado gasoso para o líquido) que provocou o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 2019. O crime ambiental deixou 270 pessoas mortas.
De acordo com a PF, a Vale contratou, em outubro de 2018, uma empresa para identificar as condições de resistência de diferentes locais da barragem. As investigações apontaram que a parte mais baixa da estrutura tinha um material mais fino, de baixa capacidade de suporte.
O delegado Luiz Augusto Pessoa Nogueira disse que o trabalho da Vale "começou ainda em dezembro, antes de as informações da primeira campanha serem processadas, e esse foi o erro". "É como se a pessoa fosse fazer um exame de imagem e não entregasse o resultado ao médico para análise", acrescentou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247